Peixe-Gato Crocante

Nesta receita aprenderá a fazer um dos principais molhos presentes nas mesas de restaurantes e casas da Tailândia: Nam prik. Um molho de pimenta quente, com inúmeras variações que oferece um sabor característico da culinária apimentada, doce e salgada do país. Assim, este molho servido com peixe-gato crocante é um caril cremoso e vibrante, onde irá sentir os sabores do gengibre e do açúcar de coco.

Partilhar esta página

Ingredientes

Método de preparação

  1. Lave e seque os produtos frescos. Usando um descascador, remova a casca verde do limão, evitando a parte branca; pique a casca para obter 2 colheres de chá de raspas (ou utilize um ralador). Descasque e pique o gengibre. Remova as hastes de couve; e pique as folhas. Numa tigela, misture o leite de coco em pó e ½ chávena de água; bata até ficar homogéneo. Corte e descarte a extremidade da haste do chili; corte em fatias finas e lave bem as mãos.
  2. Numa panela pequena, misture o arroz, uma grande pitada de sal e 1 chávena de água. Aqueça até ferver em lume alto. Depois de ferver, tape e reduza o lume para baixo. Cozinhe 12 a 14 minutos, ou até que a água seja absorvida e o arroz esteja macio. Misture as raspas de limão e tempere com sal e pimenta a gosto.
  3. Enquanto o arroz cozinha, coloque a farinha num prato. Seque o peixe com papel absorvente; tempere com sal e pimenta dos dois lados. Sele 1 lado de cada filete temperado na farinha (batendo qualquer excesso). Numa panela média (anti aderente, se possível), aqueça 2 colheres de chá de azeite em lume médio-alto até ficar quente. Adicione o peixe-gato temperado, com os lados revestidos para baixo; cozinhe 5 a 7 minutos no primeiro lado ou até dourar levemente. Vire e cozinhe de 1 a 2 minutos, ou até ficar cozido. Transfira para um prato e reserve num local quente. Limpe a panela.
  4. Enquanto o arroz continua a cozinhar, na mesma panela, aqueça 2 colheres de chá de azeite em lume médio-alta até ficar quente. Adicione a pasta de caril e gengibre; Tempere com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, 30 segundos a 1 minuto, ou até ficar macio e perfumado. Adicione a couve e ¼ da chávena de água; Tempere com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, 2 a 3 minutos, ou até que a couve murcha e a água coza.
  5. Adicione a mistura de leite de coco em pó, metade do açúcar e metade do molho ponzu à panela; Tempere com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, 1 a 2 minutos, ou até engrossar um pouco e aquecer. Desligue o lume e misture o sumo de 1 fatia de limão. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Numa tigela, misture o que sobrou de açúcar, de molho ponzu, o sumo de ¼ de limão e Chilli a gosto, dependendo de quão picante você gosta que o molho fique. Mexa até que o açúcar se dissolva. Divida o arroz cozido e o caril em 2 pratos. Coloque o peixe-gato cozido por cima.
    Sirva com o molho de chilli e os restantes pedaços de limão. Desfrute!
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina