Azaïs-Polito

A Azaïs-Polito, fabricante artesanal de pratos finos de conservas de peixe, é conhecida e reconhecida pela qualidade dos seus produtos, que se tornaram produtos gourmet de Languedoc-Roussillon. Esta empresa familiar é até hoje a mais antiga Conserveira da cidade de Sète, o primeiro porto de pesca do Mediterrâneo onde foi fundada em 1963 por duas antigas famílias. A família Polito, cujos segredos de fabricação foram passados de pai para filho por quatro gerações, ainda hoje a administra. "Espero que um dia um dos meus netos assuma e por sua vez perpetue a nossa tradição familiar que é colocar na mesa dos apreciadores o melhor dos produtos com o mesmo empenho que tenho em seguir o que os nossos antepassados começaram..." diz Jean-Claude Polito, CEO da Conserveira.

Ver todos os Produtos

Fabricante Artesanal de Conservas de Peixe

A Azaïs-Polito, fabricante artesanal de conservas de peixe, é conhecida e reconhecida pela qualidade dos seus produtos, que se tornaram produtos gourmet de Languedoc-Roussillon. Esta empresa familiar é hoje a última fábrica de conservas da cidade de Sète, o primeiro porto pesqueiro do Mediterrâneo, onde foi fundada em 1963 por duas antigas famílias industriais. Em 1945, Georges Azaïs, famoso peixeiro de Sète e fundador da lota de peixe do mercado, casou-se com Lisette Polito e introduziu o negócio de massas da família no mundo dos frutos do mar. Através desta aliança, Jean Polito e o seu cunhado George Azaïs abririam caminho a um novo negócio, que as duas famílias gerem hoje, guardando os segredos que foram passados de pai para filho durante quatro gerações. “Espero que algum dia um dos meus netos continue a tradição familiar de fornecer aos amantes da comida gourmet os melhores produtos e com a mesma paixão pela excelência de meus antepassados”, diz Jean-Claude Polito, atual CEO da empresa.

 

 

De pai para filho, ao longo de décadas, nos esforçamos diariamente para manter esses saberes e nossas tradições. A pequena empresa sempre perpetuou os métodos artesanais das conservas tradicionais. Foram sempre confecionadas de forma artesanal segundo os nossos métodos tradicionais, as conservas distinguem-se das demais pelo seu sabor excecional. As receitas das sopas, saladas, refeições prontas e molhos exigem uma rigorosa seleção dos melhores ingredientes da mais alta qualidade. A adesão escrupulosa a estas receitas originais e ao requinte culinário caracterizam a marca, o que permite proporcionar deliciosos momentos gastronómicos. Os produtos são autênticos pela sua simplicidade. O seu encanto deriva da gatronomia sétoise que se despoja de qualquer pretensão de melhor expor os produtos naturais da região. Em Sète, uma vila costeira mediterrânea na região francesa de Languedoc-Roussillion, “a ilha singular querida por Paul Valéry”, estamos muito ligados à culinária de sua infância, de sabores do porto influenciados pela culinária italiana. “Cada receita tem o seu toque, que, na minha opinião, é único. Cada família, terroir e região exibe o seu próprio talento”, diz Jean-Claude Polito.

Jean Claude Polito, um herdeiro do negócio e com um espírito empreendedor da família, abraçou seu destino como fabricante de alimentos gourmet. Apostou na inovação, trouxe a empresa à dimensão atual e garantindo-lhe a posição de Embaixador da cozinha tradicional de Sétoise. Graças ao seu negócio familiar, as especialidades de Séte, uma vila costeira na região de Languedoc-Roussillion, no sul da França, foram preservadas em frascos para exportação e experimentadas além das fronteiras locais pela primeira vez em 1963. Ele tornou-se um preservador artesanal, afirma: “Garanto que todos os nossos produtos são fabricados respeitando o gosto e a tradição das receitas originais transmitidas a mim por meu pai, Jean; meu avô, Claude; e meu bisavô Giovanni. A receita de sopa de peixe é a mesma há quase 50 anos, é só isso…”

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina