A História e os Tipos de Chocolate

O chocolate é um alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Consumido no mundo inteiro, é um importante componente da indústria alimentícia.

Descubra:

O que é Chocolate?

O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. A sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central.

A palavra chocolate provém do castelhano chocolate, que por sua vez foi originado a partir de línguas indígenas mesoamericanas.


A História e a Origem do Chocolate

Os relatos dão conta de que os primeiros a consumir chocolate regularmente, por volta de 1500 a.C. foram os membros da civilização Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala. Posteriormente, Maias e Astecas povos da mesma área, desenvolvem o costume de beber chocolate, produto considerado sagrado. As sementes eram torradas e misturadas a iguarias como por exemplo pimenta, uma base de milho fermentado e especiarias, resultando em um sabor bem diferente do que se conhece hoje. Nas cerimónias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.

É por meio do comércio realizado pelos conquistadores espanhóis que o chocolate chega à Europa, acabando por se difundir pelo mundo todo. No início, é considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético e somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica.

Com a Revolução Industrial, a invenção de diversas máquinas torna possível a produção em massa, além de fazer com que os produtos ficassem mais baratos. O mesmo acontece com a indústria do chocolate. Gradualmente, o cacau vai se popularizando e se diversificando com a adição de outros ingredientes. Em 1828 o fabricante holandês Conrad van Houtten descobriu um método de extrair a gordura dos grãos de cacau moídos, e transformá-la em manteiga de cacau. O hábito de comer chocolate em pedaços só se tornaria popular 20 anos depois em 1847, quando uma firma inglesa, Fry and Sons, começou a produzir chocolate doce em barras para comer (e não apenas chocolate em pó para beber), misturando o cacau moído com manteiga de cacau e açúcar. Na Suíça finalmente surge a mistura consagrada de chocolate, leite e açúcar, dando origem ao chocolate como conhecido nos dias atuais.


Quais são os principais Tipos de Chocolate?

Existem vários tipos de chocolate que podem ser usados nas mais variadas receitas. Conhecer as suas características é muito importante para inovar nas criações confeiteiras, principalmente para oferecer alternativas diferentes aos clientes.

  • Chocolate Preto

É o chocolate que contém a maior concentração de cacau puro, chegando a compor até 80% da fórmula. Ele contém manteiga de cacau, açúcar e sementes de cacau. Por não apresentar leite, sua cor é mais escura, sendo considerado a melhor opção para aproveitar todos os benefícios do fruto.

  • Chocolate de Leite

Chocolate de leite é feito com a combinação de grãos de cacau e manteiga de cacau, com a adição de açúcar, leite e baunilha.

Os chocolates de leite são tipicamente muito mais doces que o chocolate preto e têm uma cor mais clara e um gosto de chocolate menos pronunciado.

  • Chocolate Branco

É produzido com açúcar, manteiga de cacau, leite, baunilha e lecitina. O chocolate branco é único porque não contém grãos de cacau. O Cacau é o que dá ao chocolate a cor castanha escura e o sabor de chocolate mais acentuado. A manteiga de cacau tem um sabor de chocolate suave.

  • Chocolate Dourado

O Chocolate de Ouro é composto por chocolate branco com caramelo.


8 Benefícios do Chocolate para a Saúde

Um dos principais benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo porque ele é rico em calorias, mas existem diferentes tipos de chocolate que têm composições muito diferentes e, por isso, os benefícios para a saúde podem ir variando de acordo com o tipo de chocolate.

Os benefícios do chocolate estão presentes especialmente no chocolate amargo e meio amargo, devido à sua maior concentração de cacau:

  1. Melhora a saúde do coração porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides que possui, que são as catequinas, epicatequinas e procianidinas;
  2. Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substância com acção semelhante à cafeína;
  3. Aumenta a sensação de bem-estar, pois ajuda a libertar o hormónio serotonina;
  4. Diminui a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea pois produz óxido nítrico, que é um gás que permite relaxar as artérias;
  5. Aumenta o colesterol bom HDL e diminuir o colesterol ruim, além de evitar a formação de placas de aterosclerose devido ao seu efeito antioxidante e cardioprotetor;
  6. Melhora a função cerebral por aumentar o fluxo de sangue para o cérebro devido às substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina, que também previnem o Alzheimer;
  7. Protege a pele do sol graças aos seus compostos bioativos como os flavonóides, que protegem a pele contra os danos da radiação UV;
  8. Diminui a fome, sendo uma óptima opção para quem está querendo emagrecer, desde que consumido com moderação.

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo basta comer um quadradinho de chocolate amargo ou meio amargo por dia, o que equivale a cerca de 6 g.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina