Azeite Transmontano: o Ouro Verde da Terra

A área de olival, em Portugal, é de 361177 hectares, sendo que 81369 hectares representam a zona Norte, o que significa que esta representa 22,53% da área de olival ocupada a nível nacional.

Em Trás-os-Montes, o olival encontra-se distribuído um pouco por toda a região.

Pode ser encontrada uma grande diversidade de oliveiras nesta área, sendo as mais conhecidas e difundidas a Cobrançosa, Verdeal Transmontana, Madural, e Cordovil a que pertencem a maioria das plantas existentes na denominada Terra Quente Transmontana.

A norte da região transmontana, conhecida como Terra Fria onde estão inseridos os concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, nas áreas em que existe olival verifica-se uma mistura de cultivares. Contudo, a variedade Santulhana domina sobretudo na parte sul do concelho de Bragança e na parte norte de Macedo de Cavaleiros e Vimioso.

Características das Azeitonas

Santulhana

De entre as cultivares de ampla distribuição, existem outras minoritárias e com grande relevância para a região. A Azeitona Santulhana, apresenta maior expressão sobretudo nos concelhos de Bragança.

A Azeitona Santulhana é utilizada exclusivamente para produção de azeite. As árvores que a produzem, são vigorosas, possuem uma entrada em produção média/tardia e apresentam um rendimento de azeite considerado bom, uma vez que ronda os 20% na maioria das situações.

A nível sensorial, possuem sensações doces e um amargo médio que logo passa a picante forte e persistente, aquando colocados na boca. Já no nariz desperta sensações como maçã verde, tomate, cereja, frutos secos verdes e notas de couve.


Verdeal Transmontana

Os azeites desta cultivar são caracterizados por possuírem um sabor muito picante, forte e sensações verdes, bem como a relva cortada. Para além disso, os azeites da cultivar Verdeal Transmontana são quimicamente mais estáveis, em comparação aos azeites da azeitona Madural.


Cobrançosa

A Cobrançosa originária de Trás-os-Montes.Tem como principal destino para Azeite – a sua produtividade é elevada e constante e dá um bom rendimento em azeite, sendo o seu principal destino. É Rico em ácido linoleico média.

O azeite, caracteriza-se pelo seu traço frutado, acentuando-se em ervas verdes. Apresenta um sabor ligeiramente amargo e picante (quando mais verdes) ou doce e suave (quando mais maduras). A riqueza do azeite em polifenóis, confere-lhe uma acentuada resistência á oxidação e equilibrados.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina