Biscotti di Prato ou Cantuccini: Famosos biscoitos de Toscana

Biscotti di Prato, Cantuccini ou Cantucci é o nome dado para o tão famoso biscoito italiano, ele é extremamente crocante, recheados com amêndoas.

Descubra:

Qual a sua Origem?

A primeira menção oficial do cantucci remonta com a primeira receita real datada na segunda metade do século XVIII e é obra de Amadio Baldanzi, padre e médico, este manuscrito, actualmente, está guardado no Arquivo Histórico Parlamentar de Prato.

Mas quem fez a história e a fama do cantucci foi o confeiteiro de Prato, Antonio Mattei. Foi ele quem ligou o nome da cidade de Prato, Itália, a estes biscoitos e ganhou o título de “Fabricante de Cantucci”, como se lia no letreiro do seu estabelecimento, inaugurado em 1858. Depois de ter conquistado a medalha de mérito na Exposição Italiana de 1861, em 1867 os cantuccini ainda eram oferecidos na Exposição Universal de Paris, onde ganham menção honrosa.

Em 2015, os Biscotti di Prato receberam o reconhecimento IGP (Indicação Geográfica Protegida), devido à convicção de dezasseis empresas produtoras que criaram, em 2001, a Assocantuccini, Associação dos Produtores de Cantuccini Toscano com Amêndoas.


Como são feitos os Cantuccini?

A palavra biscotto (biscotti é o plural) tem origem latina, que significa “duas vezes assado”. Isso significa que os “biscotti” são assados no forno duas vezes o que faz com que fiquem crocantes, sendo essa sua principal característica juntamente com às amêndoas e o perfume de laranja.

A massa do cantuccini é composta exclusivamente de farinha, açúcar, ovo e amêndoas. A amêndoa deve estar inteira e com casca. Na receita tradicional, nenhum tipo de fermento, manteiga, leite ou óleo deve ser usado.

A massa tem a forma de um pão e, depois de cozida, e ainda quente, é cortada em fatias que depois são colocadas novamente no forno durante mais cinco minutos. É precisamente esta passagem que torna o cantucci tão crocante. Entre outras coisas, a dupla cozedura torna-os pouco perecíveis e, se guardados numa caixa hermética, mantêm todo o seu sabor intacto durante semanas.

A característica destes biscoitos é sua forma alongada, que não deve ultrapassar dez centímetros de comprimento. O exterior é dourado, o interior é crocante com notas de amêndoas.


Harmonizações e Receitas

Não podemos falar de cantucci sem falar de Vinsanto, outro dos produtos mais representativos da Toscana. Cantucci e Vinsanto são a combinação perfeita no final da refeição. Outras combinações clássicas são com café, com os quais cria um delicioso contraste de texturas e sabor.

Os cantuccini podem decorar pudins e parfaits. Os Biscotti di Prato também podem ser usados no lugar dos palitos de champanhe no tiramisu e, podem ser usados como base para cremes ou mousses. São excelentes como base para cheesecake, onde a textura envolvente combina na perfeição com a crocâncica da base.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina