Bolo de Mel da Madeira

O Bolo de Mel é o mais famoso e antigo na doçaria madeirense, tendo surgido nos tempos áureos da produção de açúcar. Determinava a tradição, que o bolo de mel fosse preparado no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, para estar bom no Natal, festa de que este bolo faz parte integrante.

O que é o Bolo de Mel de Cana da Madeira?

O bolo de mel de Cana da Madeira, ou simplesmente bolo de mel, é um bolo típico da doçaria do arquipélago da Madeira. Tal como o nome sugere, é preparado com mel de cana-de-açúcar, remontando as suas origens à época áurea de produção de açúcar no arquipélago.

Para além do mel, o bolo inclui também farinha, fermento, erva-doce, canela, cravinho, nozes, amêndoas, vinho da Madeira e laranja, limão e cidra, entre outros ingredientes possíveis.

Qual é a história e tradição do Bolo de Mel de Cana da Madeira?

A confeção do bolo terá começado nos séculos XV a XVI e ter-se-á aprimorado nos séculos XVII a XVIII, usando-se sucessivamente as especiarias europeias, as da Índia e finalmente a soda como fermento. Com o tempo, o bolo passou a usar mais condimentos e a ser mais ornamentado.

De acordo com a tradição que ainda se mantém em algumas famílias, o bolo deve ser preparado no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, dando início aos preparativos do Natal, em cujas mesas é uma presença habitual.

Deve ser partido à mão e pode ser acompanhado de licores ou vinho da Madeira. Pode ser naturalmente conservado durante vários meses.

Tradicionalmente havia dois tipos de bolo de mel de cana: o pobre e o rico, distinguindo-se este último por ser muito rico em frutos secos, especialmente nozes.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina