Caramelo com Manteiga Salgada da Bretanha

O caramelo com manteiga salgada é composto por açúcar, manteiga com sal e natas frescas que lhe conferem uma textura muito cremosa e um sabor subtilmente doce/salgado.

Descubra:

O que é Caramelo com Manteiga Salgada?

O caramelo com manteiga salgada é uma doçaria e uma especialidade gastronómica tradicional gourmet emblemática da cozinha bretã, feita a partir de açúcar caramelizado, manteiga com sal e natas.


História

No século 13, o Rei Luís IX decidiu introduzir um imposto temporário sobre o sal para os franceses. Um século depois, o Rei Filipe VI de Valois a tornou permanente. De fato, percebendo a quantidade significativa de uso para conservar alimentos, o rei compreendeu imediatamente a vantagem financeira para seu reino. Foi a partir deste tempo que foi criada a manteiga sem sal, tornou-se difundida porque o preço do sal disparou.

Por outro lado, sendo a Bretanha parte dos países francos, não tinha que pagar este imposto sobre o sal. Com isto, as pessoas não estavam restritas a consumir o sal e utilização do mesmo.

Foi em 1977, na península de Quiberon, que nasceu o caramelo com manteiga salgada. O famoso chocolateiro de Quiberon, Sr. Henri Le Roux, queria inovar em sua confeitaria. Destacando a Bretanha e sua manteiga salgada, Henri Le Roux criou os famosos caramelos de manteiga salgada! Um doce que foi um sucesso rápido com jovens e velhos.


Receita

Derreta e caramelize o açúcar numa panela com manteiga salgada e água. Adicione o crème fraîche líquido, mexa e cozinhe por mais alguns minutos dependendo da consistência desejada.


O que é Salidou?

Salidou (ou crème de Salidou), uma especialidade criada na península de Quiberon, é uma pasta feita de caramelo com manteiga salgada. Uma especialidade gastronómica da Bretanha e mais especialmente de Morbihan, Salidou é geralmente usado como recheio de crepes chamados “au Salidou”.

Produto de consumo hoje disponível na maioria dos supermercados da região bretã, a produção é, no entanto, assegurado por empresas locais, muitas das quais datam de meados da década de 1950, altura em que Salidou foi criado por confeiteiros de Quiberon.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina