Chá | Bebida Milenar

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes da planta do chá (Camellia sinensis), geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor diferente, de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

Descubra:

O que é Chá?

O chá são folhas secas da planta “camellia sinensis”, uma pequena árvore da família das teáceas. Todos os chás derivam desta planta. A diferença entre chás reside na seleção da folha a utilizar, e no seu processamento.

Existem cerca de 3000 variedades de chá no mundo que diferem em sabor, aroma e cor. A localização geográfica da planta, as condições atmosféricas, a altitude à qual é plantado, o PH do solo são todas estas variáveis que influenciam o sabor do chá.


Tipos de Chá

A planta Camellia sinensis dá origem aos chás Branco, Oolong, Preto e Verde. Esta diferença é atingida pelos diferentes tipos de processamento e também durante a colheita. Há variações, por exemplo, na época de retirada das folhas, no uso de brotos e na escolha entre uso de vapor ou da fermentação.

Chá Verde

O chá verde é feito das folhas da Camellia sinensis, que após serem colhidas, passam por um processo de secagem, que na produção dos chás verdes chineses, estas folhas são colocadas dentro de grandes woks em altas temperaturas, o que é chamado de queima.

Na fabricação do chá verde japonês, o método de aquecimento é o vapor. As folhas de chá são colhidas, lavadas e e secas a vapor. O tempo de cozimento no método de vaporização, pode variar, entre mais curtos e mais longos, e este processo tem efeito sobre o sabor e a qualidade do chá.

Em ambos os processos, a alta temperatura é usada para deter a oxidação. E dependendo da variedade do chá, as folhas são enroladas e moldadas em pérolas ou no formato longo, para serem classificadas e embaladas.

O chá verde é uma das variedades mais populares, e isso está relacionado a diversidade de sabores e os benefícios para a saúde. O sabor do chá verde pode conter notas de algas marinhas, florais, frutadas e umami, conforme a origem e tipo de produção.

Em geral é considerado herbáceo e suave, quando cozido no vapor e com nuances mais de nozes e terrosos quando assados. A coloração é amarela clara ou verde-claro, sendo exceção o chá verde Matcha, que apresenta uma tonalidade verde vibrante.

Chá Branco

O chá branco é feito das folhas jovens da planta, que são colhidas antes de abrirem-se totalmente. Elas possuem como característica, delicadas penugens brancas revestindo as folhas. A colheita do chá branco, acontece no final da primavera e início do verão, e entre os chás, é o que possui o mínimo de processamento.

A produção do chá compreende a colheita, murcha e secagem das folhas. As folhas de chá branco depois de colhidas, vão murchar por horas sob luz solar direta, ou numa sala onde o clima é controlado de forma cuidadosa. Assim, as folhas passam pelo processo de secagem, sem estimular a oxidação, são classificadas, selecionadas e embaladas para venda.

Esta tradição centenária de cultivo e produção, resulta num chá branco com sabor sutilmente adocicado e aroma delicado, uma coloração amarela pálida ou levemente dourada.

Os chás brancos possuem frescor, sabor floral doce. Eles podem conter notas de sabor como mel, baunilha, pêssego, e frutas cítricas, dependendo de onde as folhas são cultivadas e como são processadas.

Chá Preto

É o alto grau de oxidação, que torna as folhas da Camellia sinensis escuras, no chá preto. Após a colheita, as folhas são murchas com a luz solar direta, ou ar para acelerar o processo.

O chá preto tem dois métodos de produção, um é utilizado no preparo das folhas para saquinhos de chá, em que elas são moídas para serem embaladas. Estas folhas geralmente são de média e baixa qualidade. Para os chás de alta qualidade e mais caros, são processadas as melhores folhas, mantidas soltas e enroladas ou no formato de bolas.

Este é um tipo de chá totalmente oxidado, durante a oxidação as enzimas nas folhas reagem com o oxigénio, e gradualmente vão escurecendo as folhas, até chegar numa cor preta escura. O que resulta num sabor forte, torrado e terroso, dependendo da forma como é produzido, o chá preto pode ter notas florais.

Existem alguns chás pretos que são menos oxidados do que outros, e apresentam notas frutadas e cítricas, e traços levemente adstringentes, devido à concentração de taninos. Outros combinam diferentes chás pretos, para obter notas florais suaves.

Chá Oolong

Oolong é uma categoria de chá semi oxidado, o processo é especializado e trabalhoso. O que resulta em diferentes sabores e variedades, dos perfumados e aromáticos, aos cremosos, dependendo principalmente, do nível de oxidação e torra. Tradicionalmente, os Oolongs são produzidos na China, os melhores estão entre os chás mais caros do mundo.

Valorizados pelos seus aromas e sabores complexos, os Oolongs com oxidação leve costumam ter mais notas florais e de mel, com oxidação média mais notas frutais, e os Oolongs com alta oxidação, tendem a ter mais notas amadeiradas, sabor forte e terroso.

O formato das folhas torcidas ou em bola do Oolong, oferecem uma experiência visual única, no preparo do chá. Quando as folhas são mergulhadas em água quente, a maneira como elas se desenrolam e abrem, é um momento que merece ser contemplado, e uma ótima ocasião para o ritual de chá meditativo.


Qual é a diferença entre um chá e uma infusão?

O chá é uma infusão, mas nem todas as infusões são chá. Chama-se de chá unicamente a infusão da planta Camellia sinensis que tem a sua origem na China.

A infusão de outras plantas, como hortelã ou rooibos, não deve ser chamada de chá, mas de tisanas ou infusões de ervas em geral.


Chás de Origem e Blends

Como acontece com o vinho, no mundo do chá, existem duas grandes categorias, dependendo de sua composição e desenho: os chás de origem e os blends.

Os chás de origem são aqueles que provêm de uma determinada região ou área.

Os blends são misturas de diferentes tipos de chá ou misturas de chá com frutas, especiarias, essências e flores, cuidadosamente selecionadas e combinadas para dar uma bebida com aroma, sabor e corpo especiais para cada pessoa, a cada momento, com um encanto particular.


Chás Mundialmente Famosos

English Breakfast Tea

O English Breakfast Tea é uma mistura tradicional de chá preto cuja receita exacta varia de fabricante para fabricante. No entanto, na maioria das vezes as folhas de chá são provenientes de diferentes locais como Assam, Quénia e Ceilão e depois combinadas para produzir uma bebida caracteristicamente encorpada.

As folhas do chá Assam tem um sabor maltado e amargo, o Ceilão tem um sabor azedo, e as folhas do Quénia é frutado e floral, juntos os chás combinam-se em camadas de sabor.

Este chá tem um sabor rico e picante, um pouco semelhante ao malte, e é acompanhado por leite. Tem um aroma muito calmante com ligeiras notas de passas. O chá English Breakfast tem um tom avermelhado quando infundido. Também é rico em cafeína.

Earl Grey Tea

Earl Grey é uma mistura de chá e aditivos que foi aromatizada com a adição de óleo essencial de bergamota. O óleo aromático da casca é adicionado ao chá preto para dar ao Earl Grey seu sabor único. Tradicionalmente, o Earl Grey era feito a partir de chá preto, mas as empresas de chá começaram a oferecer o Earl Grey em outras variedades, como o verde ou oolong.

Chá Verde de Matcha

Matcha refere-se ao broto do chá verde em pó ou moído. Nos tempos modernos, o Matcha também passou a ser usado para dar sabor e colorir alimentos como o mochi e sobá, gelado de chá verde e uma variedade de wagashis (confeitos japoneses).

O chá verde em pó Matcha é muito especial no Japão, contém um alto nível de cafeína e ao contrário de outros chás, o Matcha é batido e não infundido.
Depois de germinarem e antes de serem colhidas, as folhas são cobertas durante algum tempo com um pano que as protege da luz do sol, fazendo abrir o seu sabor doce e requintado. Depois, são tradicionalmente, moídas usando duas pedras de mós.

Mistura de Especiarias Chai

Esta bebida aromática é composta por uma decocção de especiarias precisamente selecionadas e dosadas para fazer bem ao corpo e à mente.

Na Índia, é bebido puro (decocção das especiarias em água) como parte de uma infusão de saúde ayurvédica ou com leite, chá preto e açúcar. Para fazer a sua chávena de Chaï Clássico como um verdadeiro indiano: ferva 1 copo de água e 1 copo de leite numa panela. Durante este tempo, amasse 2 colheres de chá de especiarias num pilão e coloque-as na panela com 1 colher de chá de chá preto e 2 a 3 colheres de chá de açúcar. Deixe ferver por cerca de dez minutos. Filtre e sirva imediatamente.

Também é possível preparar seu chai um pouco mais fácil e rápido. Se quiser provar o chai clássico original e aproveitar ao máximo os benefícios das especiarias, neste caso faça uma decocção fervendo durante 15 minutos 1 colher de chá de especiarias com 200 ml de água. Filtre, beba e divirta-se! Se não tiver possibilidade de fazer uma decocção, também pode fazer uma infusão. Neste caso, coloque seus temperos em um filtro de chá flutuante, adicione água fervente e deixe em infusão por 4 minutos. Atenção: se usar filtros de papel para chá, lembre-se de retirar a bolsa ao final do período de infusão, sob pena de tomar uma bebida com sabor muito forte!

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina