Chucrute| Uma iguaria alemã

O chucrute é original da China, mas tornou-se especialmente popular na Alemanha. O nome original, no alemão, é Sauerkraut, que significa erva (kraut) brava (sauer). Feito com a Couve-repolho, é um alimento fermentado.

Descubra:

O que é?

O chucrute, conhecido originalmente como Sauerkraut, é uma preparação culinária que é feita através da fermentação das folhas frescas da Couve-Repolho, juntamente com Sal Marinho.

O processo de fermentação ocorre quando as bactérias e as leveduras presentes, de forma natural no repolho, entram em contacto com os açúcares libertados pelo legume, que produz ácido láctico.


História

O Chucrute é um acompanhamento muito apreciado na culinária alemã e é indispensável no prato clássico como a salsicha branca e o joelho de porco.

O nome em português, chucrute, deriva do nome alemão, Sauerkraut. A Couve-repolho azeda também é popular na vizinha França, sobretudo na região da Alsácia.

Embora muitos acreditem que o chucrute tenha origem alemã, o repolho fatiado e fermentado em vinho de arroz era “um prato fornecido aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China”, no século III antes de Cristo.

Da China, o produto teria sido trazido ao Ocidente. Existem diversos documentos na história sobre os chucrute com como por exemplo, Hipócrates, o médico e filósofo grego, descreve nos seus escritos que o chucrute como um alimento saudável. Também os romanos teriam apreciado a verdura fermentada.

Na Europa principalmente na Alemanha, o cultivo de repolho foi impulsionado nos jardins de Monastério e, no século 12, o chucrute estabeleceu-se como remédio na medicina popular. Além de estimular a digestão, o Chucrute era usado para purificar o sangue e a pele, cicatrizar feridas e um remédio para as dores de cabeça.

Antes da globalização e evolução tecnológica, o chucrute era uma boa maneira de garantir vegetais e nutrientes essenciais à mesa também no inverno, sendo rico em vitaminas C e B, pelo fato de poder ser armazenado por bastante tempo.


Como se prepara o Chucrute?

O chucrute resulta de um método de conservação do repolho, que é utilizado por vários anos em alguns países da Europa, como na Alemanha.

Ingredientes:

  • 1 Couve-Repolho;
  • 1 Colher de sopa de sal marinho, por cada kg de repolho;
  • 1 Frasco de vidro hermético;

Modo de preparo:

Retirar algumas das folhas exteriores, cortar o repolho em 4 pedaços e, depois, em tiras finas. Colocar as tiras do repolho num recipiente grande, adicionar o sal e mexer bem com as mãos. Deixar repousar durante 1 hora e, depois desse tempo, mexer novamente no repolho para que liberte água.

Por fim, colocar o repolho dentro do frasco de vidro hermético e fazer pressão para que fique bem comprimido. Adicionar a água, até preencher todo o frasco. Guardar o chucrute num lugar seco e escuro durante 4 semanas, sem abrir. Depois desse tempo, o chucrute está pronto a ser usado.


Benefício do Chucrute para a Saúde

O chucrute é rico em vitaminas C, K, B1, B2, B3, B6 e B12 e contém potássio, sódio, cálcio e ferro. Possui efeito anti-inflamatório e atenua os sintomas de distúrbios metabólicos e diabetes. É famosa a história de que, em meados do século 18, o capitão e explorador britânico James Cook obrigava seus marinheiros a comer chucrute para evitar o escorbuto, doença causada pela deficiência aguda de vitamina C.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina