Alho Negro: Conheça as propriedades e características

Experimente o alho negro, um vegetal que, para além de lhe permitir obter várias soluções para os seus pratos, tem excelentes propriedades nutricionais.
Se tem por hábito utilizar alho nos seus cozinhados, saiba que também existe o alho negro. Descubra este vegetal de aspeto negro, que pode ser consumido inteiro, como aperitivo e até acompanhar queijos, por exemplo.

Descubra:

História

O alho negro tem origem incerta, coreanos, japoneses e tailandeses reivindicam sua criação, sabe-se que um pesquisador japonês em 2005 introduziu a especiaria no país. Na Coreia o alho negro era utilizado como suplemento alimentar por ser um alimento rico em antioxidantes, sendo adicionado em bebidas energéticas e na Tailândia era consumida para aumentar a longevidade.


O que é Alho Negro e como é produzido?

O alho é feito a partir de alhos selecionados da variedade morado. Os alhos negros são maturados em estufas, numa temperatura e humidade controlada durante aproximadamente 30 dias. O aspeto negro provém desta maturação que “queima” a pele do alho dando-lhe um aspeto tostado.

No processo de maturação, o dente de alho adquire uma cor negra, uma textura mole e para além disso perde a intensidade do cheiro característico a alho, ganhando um aroma e sabor adocicado. Para além de delicioso, não é indigesto como o alho tradicional pode ser. O sabor é profundo, mas suave, com notas levemente frutadas, criando uma maravilhosa mistura de sabores de doce, azedo e salgado.


Qual o sabor do Alho Negro?

O alho branco durante sua maturação perde o sabor forte e picante, enquanto adquire uma textura macia e um sabor de alcaçuz e um sabor umami que lembra vinagre balsâmico ou molho de soja. Por estas razões, pode ser usado para realçar o sabor de carnes, peixes, queijos e legumes.


Como Utilizar?

O alho negro pode ser combinado cru em qualquer prato, também pode ser usado para preparar massas ou risotos. Pode-se criar um creme alternativo esmagando os dentes de alho preto e simplesmente adicionando óleo, para usar como condimento ou para espalhar em torradas ou para enriquecer pratos vegetarianos e veganos.

Pode consumir os dentes de alho negro inteiros, como aperitivo, por exemplo, pois são bastante macios. Devido a esta característica, podem também ser espalhados juntamente com os ingredientes que mais gostamos. Os dentes de alho negro são ideais para acompanhar queijos, vegetais, carnes ou peixe. Pode utilizá-los para fazer deliciosas maioneses e outros molhos. As aplicações culinárias são infindáveis!


Propriedades

O alho negro tem menor teor de alicina, substância química produzida quando o dente de alho cru é esmagado ou cortado. O alho negro é considerado um superalimento graças às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina