Coteaux Varois en Provence | Vinhos Rosé de Provence

Provence é considerada a região produtora de vinhos mais antiga da França, com registros com mais de 2.600 anos de história, quando os gregos fundaram Marselha em 600 a.C.

Descubra:

Região de Provence

Provence é uma região que fica ao longo da costa mediterrânea da França, delimitada pelo rio Ródano a oeste e pela Côte d’Azur a leste. Fisicamente tem apenas cerca de 240 quilómetros de comprimento e 160 quilómetros de norte a sul.

O vinho é produzido na região há mais de 2600 anos, tornando Provence a região produtora de vinho mais antiga da França.

A Provence tem um clima fantástico para a produção de vinhos. A região recebe muito sol e com poucos dias de chuva com dias quentes e noites frias. O Mar Mediterrâneo ameniza as temperaturas e o vento “Mistral” mantém as vinhas secas, livres de pragas.

A geografia é diversificada com inúmeras serras que texturizam a paisagem proporcionando suaves declives e vales abrigados. A zona rural ocidental de Provence é raiada de calcário, onde a terra era coberta em tempos por mar. Enquanto a zona leste tem um solo com xisto cristalino (granito) e vulcânico numa pequena área.


O Vento Mistral

Os ventos são bastante presentes na Provence, fazendo parte inseparável do clima mediterrâneo. Um vento forte e famoso que marca esta paisagem com sua presença violenta: o Mistral.

O vento Mistral é gelado no inverno, vindo dos Alpes, no verão acaricia a região com um frescor agradável.

Seco e fresco, o Mistral protege os vinhedos das doenças provenientes da umidade, equilibrando de forma única o clima chuvoso típico da primavera.


O que é um AOC?

É uma área específica para o cultivo de uvas definida por muitos factores que estabelecem seu carácter único – como tipo de solo, clima e geografia. Estar dentro de um AOC também tem regras. Um produtor é restrito quanto aos tipos de uvas que pode cultivar, como são cultivadas e quantas toneladas podem ser colhidas. Os vinhos devem ser feitos com percentagens de mistura específicas com níveis regulados de álcool e açúcar residual. Eles também devem seguir um protocolo de rotulagem rigoroso.


História

A partir do século 2 a.C. que os romanos ocupam as terras colonizadas há quatro séculos antes pelos Fenícios. Ali desenvolvem a cultura das vinhas e organizam a Província Romana: a Provence. Como consequência do crescimento do império romano, os vinhedos evoluem nas terras conquistadas, desenvolvendo-se noutras regiões como Vale du Rhône, Beaujolais, Bourgogne, Gascogne e Bordeaux.

Após a queda do Império Romano, a decadência dos vinhedos durou até a Idade Média, quando sua renovação aconteceu pelas mãos dos monges, entre os séculos 5 e 12, que produziam vinhos não só para a missa, mas para comercialização, com bons lucros. A partir do século 16 as grandes famílias nobres, os notáveis do reino e os oficiais do exército real passam a adquirir e gerir diversos vinhedos e a construir as fundações da moderna viticultura provençal. Com vinte seis séculos de história, a Provence são considerados o primeiro vinhedo da França.


Côtes de Provence Rosés

Os vinhos rosés apresentam tons claros a muito claros, brilhantes e límpidos. O vinho oferece aromas de flores frescas (rosa), frutas amarelas (melão, pêssego) e frutas vermelhas (morango, framboesa, cereja), juntamente com toques de raspas de frutas cítricas, frutas tropicais.

No palato exala uma sensação flexível e arredondada, contrabalançada por uma sensação crocante em graus variados, dependendo do local das vinhas. Os vinhos mostram uma generosidade equilibrada e uma leve frescura picante, levantando um final persistente, muitas vezes impregnado de frutado abundante.


Principal Variedades de Uvas para o Vinho Rosé de Provence

As principais variedades de uvas tintas, usadas nos tintos e nos rosés são:

  • Syrah
  • Grenache
  • Cinsault
  • Tibouren
  • Mourvèdre
  • Carignan

O que é Côteaux Varois de Provence

A vinha Coteaux Varois en Provence está localizada no coração da “Provence calcária”. Nas bacias e vales estreitos, a produção é estritamente delimitada em vinte e oito comunidades agrupadas em torno de Brignoles. O seu terroir distingue-se por relevos marcantes.

As vinhas crescem em altitude: 350 metros em média, 500 metros para as parcelas mais altas. Além disso, a presença dos maciços rochosos de Sainte-Baume a oeste, Bessillons ao norte e Barres de Cuers ao sul impedem as influências marítimas. Todo este relevo confere ao clima de Coteaux Varois en Provence um caráter único: muitas vezes outonos e primaveras muito suaves alternam com verões às vezes tórridos e invernos muito frios e rigorosos, mais acentuados do que no resto da região.

O terroir dos Coteaux Varois na Provença deve muito do seu carácter à sua geologia: uma série de dobras calcárias e argilo-calcárias orientadas de leste a oeste alternadas com áreas de rochosas.

As vinhas nestas altitudes ligeiramente mais elevadas são mais frescas, pelo que as uvas beneficiam de um amadurecimento mais longo e mais lento, conferindo aos vinhos acabados boa acidez, sabores complexos e estrutura. Mais uma vez, os rosés dominam, elaborados a partir de Cinsualt, Mourvedre, Grenache e Syrah com brancos dominados por Rolle.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina