Diferença do Vegetarianismo do Veganismo

Embora com pontos comuns, uma é muito mais restritiva que a outra. Saiba do que se fala quando se fala nestes dois tipos de dietas e aprenda a distingui-las.

Descubra:

O que Vegetarianismo?

Um estilo alimentar que se baseia no consumo de produtos de origem vegetal, que exclui a carne e o pescado, e que pode, ou não, incluir derivados de origem animal (como lácteos e ovos).


Tipos de Vegetarianismo

Com base na flexibilidade do regime adotado podem ser considerados os diferentes tipos de vegetarianismo:

Ovo-lacto vegetarianismo

Vegetarianos que evitam carne e peixe, mas consomem lacticínios e produtos com ovos.

Lacto vegetarianismo

Vegetarianos que evitam carne, peixe e ovos, mas consomem produtos lácteos, como leite, queijo, iogurte, manteiga, entre outros.

Ovo-vegetarianismo

Vegetarianos que evitam todos os produtos de origem animal, porém consomem ovos in natura ou presentes em receitas (ex. Bolos, sobremesas, quiches, entre outros).

Api-vegetarianismo

Vegetarianos que evitam todos os produtos de origem animal, porém consomem mel.

Vegetarianismo Restrito

Vegetarianos que evitam todos os produtos de origem animal como carne, peixe, marisco, lácteos e ovos.

O que é o Veganismo?

O veganismo pode ser visto como a forma mais radical e estrita de vegetarianismo.

Mais do que uma dieta, deve ser considerado como uma filosofia ou estilo de vida, que procura excluir todas as formas de exploração e crueldade animal.

Assim, os veganos tal como os vegetarianos restritos não consomem qualquer alimento de origem animal (carne, pescado, ovo, lácteos, mel…). Mas as suas opções estendem-se além da alimentação. Os veganos evitam qualquer produto que tenha origem animal, que tenha sido testado em animais ou que contribua de alguma forma para a exploração animal, seja em artigos de higiene, limpeza, cosméticos, vestuário, calçado ou medicação. Daí ser considerado um estilo e opção de vida e não apenas um regime alimentar.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina