Doces de Fruta Tropical

Os doces são conservas de frutas, que misturam a polpa de um ou mais tipos de fruta, cozidas em calda de açúcar, até atingirem uma consistência gelificada. Comem-se sobre fatias de pão ou bolachas, ou misturam-se com iogurte ou ainda para rechear bolos ou outros doces.

Embora a proporção de fruta e açúcar varie em função do tipo de doce, do ponto de maturação da fruta e de outros fatores, o mais habitual é que seja usada a proporção 1:1 em peso. Quando a mistura alcança os 104 °C, o ácido e a pectina da fruta reagem com o açúcar, fazendo que ao arrefecer a mistura fique sólida.

Para que se forme o doce é importante que a fruta contenha pectina. Algumas frutas que têm pectina são as maçãs, os citrinos e muitos dos frutos silvestres, exceto os morangos e as amoras. Para fazer doces destas frutas a indústria junta-lhes pectina pura, mas o método caseiro consiste em juntar outra fruta com abundante pectina em pelo menos dois por cento (maçãs ou sumo de limão, por exemplo).

Descubra:

DOCE DE ARAÇAL OU ARAÇÁ

O Araçal ou Araçá, conhecido cientificamente como Psidium araca Raddi, é uma planta nativa do Brasil, que pertence à família das Myrtaceae. Geralmente cresce em matas e planícies costeiras até cerca de 1200 metros de altitude e é cultivada como uma árvore frutífera ornamental.

É um fruto pequeno, arredondado, com sementes, cuja polpa varia de cor segundo a espécie, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. Tem uma polpa esbranquiçada, alaranjada ou amarelo-claro, conforme a espécie e o seu sabor, característico lembra a goiaba, sendo mais ácido e com aroma mais acentuado.

A fruta araçá tem um sabor semelhante ao da goiaba. Esta fruta é rica em Vitaminas A, B e C.

DOCE DE ANANÁS DOS AÇORES

O Ananás com o nome científico Ananas comosus, é uma fruta tropical da família Bromeliaceae. Os navegadores portugueses quando chegaram ao Brasil e se depararam com esta fruta, atribuíram-lhe o nome que vem do latim – ananás; e foi esse o nome que se tornou mais popular.

A história do Ananás dos Açores é bastante interessante e teve início no século XIX, na Ilha de São Miguel. Os portugueses descobriram a fruta na época da colonização do Brasil e a trouxeram-na até ao Arquipélago dos Açores, sendo cultivada em estufa e tratada como uma planta ornamental e curiosidade botânica. Só mais tarde souberam que o ananás era uma fruta saborosa e de forte valor comercial.

Já no começo do século XX, o Ananás dos Açores, internacionalmente conhecido, passou a ser exportado para países como Inglaterra, Alemanha e Rússia.

Após mais de um século de comercialização na Europa, uma importante conquista para o Ananás dos Açores chegou em 1996, quando a Denominação de Origem Ananás dos Açores/S. Miguel foi registada e protegida pela Comissão Europeia.

DOCE DE CAPUCHO OU PHYSÁLIS

Physalis, é uma fruta pequena, envolta em uma casca fina das folhas transparentes. É um género botânico pertencente à família Solanaceae.

A Physalis é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. A Colômbia é o principal produtor mundial e abastece todo o mercado europeu, principalmente a Alemanha e Países Baixos.

O género é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate, mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande que deriva do verticilo.

Em Portugal, também é conhecido por alquequenge. Nos Açores e em Cabo Verde, também é conhecido por capucho.

GELEIA DE MARACUJÁ

O maracujá é nativo do Brasil. Maracujá é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora da família Passifloraceae.

É um fruto pequeno, oval, de casca rija e com uma polpa gelatinosa amarela, cheia de pequenas sementes pretas.

Existem inúmeras variedades de maracujá, cada uma com as suas cores e sabores, sendo que a sua casca pode ser, por exemplo, roxa ou amarela. Contudo, se há característica que faz deste um fruto muito apreciado é o seu sabor doce com um toque de acidez.

É rico em nutrientes aliados de uma boa saúde, como as vitaminas A e C, fibra e diversos minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

DOCE DE NÊSPERA

A nêspera é uma fruta que na medicina chinesa tem utilização terapêutica para tratamento de problemas de saúde. Esta fruta vem sendo milenarmente cultivada na Ásia Oriental e agora, com o passar dos anos, o seu cultivo foi-se espalhando pelo mundo e mais pessoas podem ter o prazer de conhecer o seu sabor doce e refrescante.

Os frutos da nespereira amadurecem no final do inverno e início da primavera. A polpa da nêspera é suculenta e doce ou ácida, por conta da variedade e maturação da fruta.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina