Fava Tonka ou Cumaru

Conhecido como cumaru no Brasil de onde é originário, é uma semente de uma árvore da família das leguminosas típica da região amazónica. Esta especiaria pouco conhecida, tem ganho fama entre os chefs de cozinha por ser muito aromática, sendo mesmo apelidada de baunilha brasileira!

A Fava Tonka tem ganho notoriedade entre os chefs por ter uma utilização semelhante à baunilha. É particularmente adequada em sobremesas, principalmente as feitas com leite e também fica ótima combinada com outras especiarias em pratos salgados. Uma única fava pode aromatizar cerca de 2 litros de leite ou cremes na produção de sobremesas: o seu poder de aromatizante corresponde ao de duas vagens de baunilha.

Sementes de Cumaru ou Fava Tonka

Moídas e salpicadas sobre sobremesas, ou misturadas a caldas, suas sementes têm um sabor tão especial que ganharam o apelido de “o mais delicioso ingrediente de que você nunca ouviu falar”.

Pode usar de forma idêntica à da baunilha (havendo quem a substitua): em cremes, gelados, arroz-doce, pudins, bolos, muffins, e até para perfumar um molho de tomate, ou assados. Pode servir para aromatizar chá, café, chocolate, ou caramelo. Pode fazer açúcar aromatizado (como o açúcar baunilhado), colocando uma ou duas sementes num frasco com açúcar, ou essência aromática juntando uma porção de vodka com uma ou duas sementes, deixando macerar por algum tempo.

A semente de Cumaru utiliza-se ralando finamente, e em pequena quantidade. Por ser extremamente aromática, uma minúscula porção é suficiente! Possui notas herbais que se misturam com baunilha, alcaçuz, caramelo e cravo.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina