Gengibre | o que é e os seus derivados

O gengibre (Zingiber officinale) é mundialmente conhecido e apreciado como especiaria devido às suas características aromatizantes. No entanto, pode ser muito mais que um simples condimento. Originário da Ásia, depressa chegou à Europa e à América pela mão dos mercadores e colonizadores, devido às suas características. Hoje, é cultivado em grande escala nos países tropicais, nomeadamente na Jamaica.

Descubra:

O que é?

Esta planta é caracterizada por folhas lanceoladas e espigas de flores (raras) brancas ou amarelas, podendo atingir cerca de 60 cm de altura. Porém, as propriedades do gengibre concentram-se no rizoma (raiz), cujos componentes principais são o óleo volátil e a oleoresina. A raiz do gengibre (que pode ser utilizada fresca) é também caracterizada pelo seu sabor picante e um pouco amargo (podendo identificar-se com o sabor do limão), bem como pelo aroma refrescante que liberta quando cortada. Contudo, é mais comum encontrar a raiz seca (pó de cor amarelada).


O Gengibre na Gastronomia

O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

O gengibre fresco é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão, costuma-se usar o sumo (gengibre espremido) para temperar frango e as conservas “beni shouga”. Já o gengibre cristalizado, é um das confeitarias mais consumidas no Sudeste Asiático. Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha para fazer os tradicionais bonecos de gengibre para o Natal.


Derivados do Gengibre

Gengibre em Pó

O Gengibre em Pó é muito utilizado como tempero e obtido a partir da moagem do gengibre seco. Possui os mesmos benefícios e é muito mais prático de ser utilizado. A planta tem origem asiática e pode ser usada, inclusive, em tratamentos médicos.

Gengibre Cristalizado

Introduza os cubos de gengibre numa massa de queques para deliciosos cupcakes de gengibre ou use-os como cobertura para um gelado ou iogurte.

Syrup de Gengibre

Syrup extraído da raiz de gengibre. Use este syrup de gengibre quando quiser dar um toque doce suave aos seus pratos.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina