Gin | Bebida à base de Zimbro

O gin teve origem na Holanda em meados do século XVII. O gin, à semelhança do uísque, é uma bebida alcoólica destilada que é feita à base de uma fruta chamada zimbro e de cereais neutros.

Descubra:

O que é o Gin?

O gin, à semelhança do uísque, é uma bebida alcoólica destilada que é feita à base de uma fruta chamada zimbro e de cereais neutros. O processo pós-destilação é que confere as características específicas do sabor, do aroma, da textura e da cor da bebida. Assim que o Gin é destilado, ele sai do alambique com elevado teor alcoólico, sendo, inclusive, considerado inapto para consumo. Para que o teor alcoólico seja reduzido, é preciso adicionar água destilada à fórmula na etapa final, deixando a bebida pronta para apreciação.


A Origem do Gin?

O gin teve origem na Holanda em meados do século XVII. Ele surgiu pela mão do médico Francisco De La Boe que procurava uma fórmula simples e de baixo custo para a realização de um diurético. Este medicamento seria usado para o tratamento de doenças renais na faculdade de Leyden, junto à cidade de Amsterdão. No entanto, o preparado obtido não chegou a transformar-se em medicamento e passou a ser apreciado por muitos degustadores de destilados – devido ao seu preço acessível e sabor intenso -, ficando conhecido como o “Gin De La Boe”.


Quais os tipos de Gin?

Atualmente, existem diversos tipos de gin, que se dividem em cinco grandes grupos, classificados pela família aromática dos ingredientes utilizados na sua produção. São eles:

CLÁSSICO

É predominante o zimbro com um ligeiro toque cítrico e picante. São os gins conhecidos como secos apesar de que, na verdade, todos os gins são geralmente secos e sem açúcar.

CÍTRICOS

A composição botânica é dominada pelos citrinos transversais e aromas, tais como laranja, limão, toranja ou tangerina.

APIMENTADOS

Composição botânica com caráter reforçado de especiarias como coentros, raiz de angélica, canela, cardamomo, pimentas dos mais variados tipos e noz-moscada.

HERBAIS

Notas marcantes de ervas como tomilho, hortelã, alecrim e manjericão.

FLORAIS

A principal característica vem de flores ou frutos como flor de uva verde, jasmim, violeta, olho de dragão e groselha-preta.


Qual é o gosto do gin?

O único sabor consistente em todos os gins, independentemente da marca ou tipo, é o zimbro, um aroma sutil de pinho.

No entanto, além disso, existem centenas de botânicos diferentes que podem ser combinados de diferentes maneiras para produzir um sabor completamente único para cada gin.

Os botânicos mais comuns do gin incluem coentros, laranja, limão, canela, cássia, cardamomo, gengibre, noz-moscada.


Quais a especiarias que combinam com o Gin?

Na hora de apreciar um bom gin existem alguns fatores que influenciam diretamente no desempenho da bebida e seus aromas e sabores, além do tipo e qualidade de destilado. As especiarias dão o último toque de sofisticação na hora do consumo, trazendo sensações e sabores únicos que tornam a experiência ainda mais prazerosa e incrível.

Mas será que toda especiaria é válida para se consumir juntamente com o gin? Descubra 8 especiarias para deixar o seu gin aromático:

Cardamomo

Os grãos de cardamomo conferem um sabor leve, picante e adocicado ao seu gin. É uma das especiarias mais procuradas para a utilização de gin.

Cravinho

O cravinho em grão é muito utilizado no Oriente para comunicar “bom cheiro”. Combinado com determinadas frutas confere um aroma único e forte ao gin.

Anis Estrelado

As estrelas de anis concedem um toque adocicado e intenso à sua bebida. Combine casca de limão e estrela de anis no seu gin e não se arrependerá.

Noz Moscada

A noz moscada utilizada com moderação alegrará o seu gin com um conjunto de sabores explosivos. Uma lasca é a medida certa.

Canela

É uma das mais versáteis e conhecidas especiarias do mundo, com a sua fragrância delicada e ligeiramente doce. Os paus de canela concedem ao gin notas ligeiramente adstringentes e um delicioso sabor a especiarias.

Louro

As folhas de louro são uma das ervas mais utilizadas na cozinha portuguesa, e porque não utilizar também no gin? Aconselhamos o gin Nordés.

Pimenta Rosa

É uma pimenta aromática e suave. Possui um sabor ligeiramente picante e adocicado que confere uma nota diferenciadora ao gin. Os grãos rosa dão um toque delicado ao copo.

Pimenta da Jamaica

Os grãos de pimenta da jamaica têm um sabor e aroma a canela, cravinho e noz moscada. São perfeitos para dar um sabor picante e quente ao seu gin.


Utensílios para Gin Tónico

Cinco utensílios que necessita para preparar o gin-tónico perfeito, descubra as suas funções:

Strainer gin (Coador)

Utilize este imprescindível strainer para preparar os seus cocktails. O seu cabo aderente facilita o seu cómodo uso, ao mesmo tempo que evita que a fruta e gelo vertam por fora do copo.

Jigger

Também conhecido como doseador ou medidor de dose. Elemento essencial em qualquer bar que se preze. Como na coquetelaria são adotados os sistemas métricos de centilitro (cl) e onças fluídas (oz, aproximadamente 30 ml), é bom que tenha dois doseadores que compreendam estas duas unidades de medidas.

Colher de Bar

Caracteriza-se por ser longa, ter concha pequena e ser roscada. É comum terminar de forma achatada. A colher com espiral previne que o gás salte quando se serve a tónica no copo e preserva o distinto aroma e sabor do gin. O funil pequeno facilita o despejar da bebida para a espiral. Pode ser usado como um copode cocktail tradicional sem o funil.

Coqueteleira

Ferramenta básica para misturar drinks e cocktails. Também pode ser usada como copo misturador. Desde que tenha uma boa vedação, qualquer coqueteleira serve. Existem dois tipos mais comuns: a Boston Shaker, fechada com um copo, e a tradicional de 3 partes que tem coador em uma delas.

Pinça

Utilizada para pegar o gelo, pedaços de frutas ou ervas.

Descascador

Serve para fazer um zesters de fruta. O que é um zest? São os perfumes, óleos ou elementos essenciais que conseguimos habitualmente extrair da casca dos citrinos.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina