Harissa | Pasta Picante oriunda da Tunísia

Harissa é uma pasta picante oriunda da Tunísia e confeccionada à base de malaguetas e especiarias. A Harissa é uma mistura usada para temperar cuscuz, massas e sopas, em alguns casos pode considerar-se o ingrediente principal dos pratos.

Descubra:

O que é Harissa?

Esta pasta picante e aromática feita de malaguetas e especiarias e ervas variadas. É amplamente utilizado na culinária do norte da África e do Oriente Médio como condimento, ou misturado com água ou polpa de tomate para dar sabor aos ensopados, sopas ou cuscuz.


Qual é a origem deste tempero?

É na Tunísia que se originou a harissa, e foi passada regionalmente para os países vizinhos da Argélia, Líbia e Marrocos.


Como preparar Harissa?

As variedades compradas em lojas estão prontas para uso imediato. Mas também é possível fazer o seu próprio tempero com um processador de alimentos, é uma receita básica inclui malagueta vermelha seca, alho, sal, coentro fresco, sementes de cominho e azeite, mas também pode adicionar paprica fumada, cominho e hortelã. Se possível, deixe repousar cerca de 12 horas antes de usar, para permitir que os sabores se misturem.


Como cozinhar?

Adicione em marinadas, acrescente em sopas, molhos para massas ou cuscuz; misture uma colher de chá em um pouco de azeite e use para temperar vegetais assados.


Rose Harissa é o mesmo que Harissa?

Sim. A pasta de harissa de rosas é igual à pasta de harissa com adição de água de rosas e/ou pétalas. Mas se preferir a pasta sem as notas florais, basta omitir a pasta de rosas para fazer uma pasta de harissa perfumada.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina