Harmonização de Vinho com Chocolate

Chocolate e vinho é uma dupla deliciosamente…difícil! São dois produtos com muita personalidade e quando estão juntos podem criar faíscas. Isso acontece porque o chocolate reúne três elementos complexos: gordura, açúcar e sabor intenso.

A gordura deixa a boca untuosa e a doçura impregna no paladar, obstruindo as papilas gustativas e tirando o sabor de tudo que for ingerido depois. Poucos vinhos possuem estrutura para chegar perto da força desse doce. Ou apresentam características que equilibram o chocolate.

Para não errar nessa romântica harmonização de vinho com chocolate, é preciso tomar alguns cuidados. Siga as nossas dicas!

Descubra:

COMO COMBINAR DE VINHO COM CHOCOLATE

Primeiro precisa saber qual o tipo de chocolate que será servido. Chocolate de leite, preto, com recheio de frutas, com recheio de frutos secos, etc.

A bebida nessa harmonização faz o papel de limpar o paladar e secar a sensação de untuosidade, causada pelo leite ou gordura vegetal. Quanto menos cacau o chocolate tiver, mais gorduroso será. Quanto mais cacau apresentar, mais intenso será seu sabor. A harmonização dessa dupla pode ser feita por similaridade ou por contraste.

Para chocolates com alto teor de açúcar, como os de leite e branco, a similaridade está na doçura. O vinho deve ter o mesmo patamar de doçura que o chocolate. Caso contrário, criará um sabor metalizado na boca.

Já chocolates com maior concentração de cacau, os acima de 65% do grão, conseguem acompanhar vinho seco. Nesse caso, os taninos de ambos irão se complementar. Esta categoria de chocolate também pode ser harmonizada por contraste: o açúcar do vinho doce contrapondo (e completando) o amargor do cacau. Os resultados das duas harmonizações são completamente diferentes!


QUAL VINHO COMBINA COM CHOCOLATE DE LEITE

O chocolate de leite é doce e gorduroso. Isso porque tem uma percentagem baixa de cacau e alta de açúcar. Características que dificultam uma combinação que fique confortável ao paladar.

Opção de vinhos para combinar com chocolate de leite: vinhos tintos leves, frutados e com baixo teor alcoólico, como Gamay, Merlot e Grenache. Vinhos Brancos maduros e com um toque leve de carvalho, como Viognier, Chardonnay e Pinot Gris; ou espumante Moscatel. Na linha dos vinhos de sobremesa, Porto Ruby jovem.


HARMONIZAÇÃO DE VINHO COM CHOCOLATE PRETO

Chocolates com mais de 65% de cacau são os mais intensos e apresentam notas torradas e terrosas. O vinho deve ser tinto, encorpado, com taninos redondos e frutados. A escolha óbvia são os vinhos de sobremesa tinto, como o vinho Porto e Vinho da Madeira.

Vinho tinto seco é uma possibilidade audaciosa, mas que alcança belo feito. Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec e Tannat são uvas que pedem por um acompanhamento de sabor intenso. Os taninos do vinho devem estar bem assimilados, para que não crie amargura. Os vinhos com o teor de açúcar residual um pouquinho maior ou com fruta mais doce, podem ajudar a suavizar a amargura dos taninos do chocolate.


QUAL VINHO COMBINA COM CHOCOLATE BRANCO

Chocolate branco é doce, macio e untuoso. Pede por um vinho que se assemelhe na doçura e textura. Priorize os vinhos brancos com doçura, para equilibrar o sabor do chocolate; acidez média/alta, para limpar a untuosidade, e com textura cremosa e amanteigada, igualando o peso do chocolate.

Pode ser exemplares bem doces, como Moscatel, ou de castas aromáticas, como Riesling (ao estilo Mosel), Viognier e até Torrontés (com açúcar residual elevado). Pode incluir variações de vinificação como espumantes.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina