Harmonização De Vinhos Com Finger Food

Uma festa sem bebida e comida não é uma festa. Qualquer tipo de evento social, de grande ou pequeno porte, precisa de um cardápio rico em sabores e bebidas escolhidas a dedo para tornar a celebração ainda mais especial.

Existem muitas opções de pratos que podem ser servidos numa confraternização, mas neste artigo iremos abordar especialmente sobre uma das maiores tendências entre os buffets de festas: o finger food.

Descubra:

Confira as nossas sugestões e saberá exatamente qual vinho escolher para cada prato.

O que é Finger Food?

Finger Food é um termo que significa comer com os dedos, refere-se a comidas práticas. Esta é uma modalidade de refeições servidas em pequenas porções que podem ser consumidas com apenas uma ou duas mordidas.


Como harmonizar com Finger Food?

As refeições finger food são conhecidas por serem pequenas porém cheias de sabor — e não há forma melhor de acentuar o paladar e aromas de um prato senão harmonizar com um bom vinho.


Vinho no Verão

O Verão é tempo de relaxar, tirar férias e para isso nada melhor do que apreciar um bom vinho.

Procure optar por vinhos leves, como, por exemplo, um Pinot Noir. Os Vinhos mais jovens são mais refrescantes que os mais maduros.

O vinho tende a perder acidez com o passar do tempo. Aposte em vinhos que possuem menos taninos, pois são consequentemente mais fáceis para beber quando a temperatura está mais elevada.

Os vinhos tintos devem ser servidos a uma temperatura entre 12ºC e 14ºC, já os vinhos brancos e rosés pode ser entre 6ºC a 10 ºC.


1. Vinho e Saladas

Na estação mais quente do ano as saladas ganham espaço na mesa. Elas podem ganhar preparos mais elaborados e de ingredientes complexos, como com salada base de folhas verdes, acompanhada de queijos, frutas ou frutos secos, os vinhos podem acompanhar esta pluralidade.

Os molhos feitos à base de vinagre, por exemplo, podem ser harmonizados com os vinhos ácidos. Ou até mesmo, os cítricos, como Sauvignon Blanc e Pinot Grigio.

Em relação aos molhos realizados com natas ou iogurte, combinam perfeitamente com vinhos como Chardonnay, Semillon e Marsanne.

2. Vinho e Peixes

Vinhos brancos leves, como Chardonnay, Chenin Blanc e o Aligoté combinam muito bem com peixes.

Já para o bacalhau, ou para peixes que sejam um pouco mais gordos, necessitam de uma bebida ácida para limpar o paladar. Este tipo de prato harmoniza bem com o vinho verde.

3. Vinho e Frutos do Mar

Os frutos do mar como camarões, ostras, lagostas e vieiras, quando preparados de forma simples, combinam melhor com vinhos brancos leves, como o Sauvignon Blanc, o Pinot Grigio ou os vinhos verdes.

Se forem cozinhados com manteiga, devem ser servidos com um vinho branco mais aromático.

4. Vinho e Queijos

O queijo é um alimento com algum teor de gordura pelo que se justifica uma combinação acertada com vinhos brancos mais ácidos, como Sauvignon Blanc ou a selecção com a casta portuguesa Arinto.

Se a escolha recair em queijos extremamente curados, a sua textura seca reclama vinhos mais sólidos, quer sejam brancos com madeira ou monovarietais de castas encorpadas como Riesling ou Chardonnay.

5. Vinho e Enchidos

Para harmonizar com os nossos enchidos tão diversificados nas carnes, no fabrico, nos temperos, no fumeiro e nas texturas, os vinhos tintos são, sem dúvida, os melhores parceiros.

Para enchidos de grelhar mais suaves, como as alheiras, morcelas ou farinheiras, deixe-se surpreender com a companhia refrescante de um vinho rosé.

6. Vinho e Petiscos

O vinho tinto é uma ótima opção de harmonização para dias ensolarados com petiscos como guacamole, azeitonas, brusquetas, empanadas, presunto com melão, entre outras.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina