Pad Thai – Prato Nacional da Tailândia

É um dos pratos mais populares na Tailândia e é perfeito para surpreender familiares e amigos nos convívios gastronómicos que muitos fazem aos fins de semanas, nas férias e nos feriados. Arrisque e experimente!

O QUE É PAD THAI?

Pad Thai é um prato refogado feito com noodles de arroz, camarão, frango ou tofu, amendoim, ovo mexido e rebentos de soja. Os ingredientes são salteados juntos num wook e misturados num delicioso molho Pad Thai.

Este prato é uma comida de rua comum na Tailândia e um dos itens mais populares do menu em restaurantes tailandeses em todo o país.

Para fazer Pad Thai vegan ou vegetariano, não introduza o ovo de fora e substitua o molho de peixe por mais molho de soja.

COMO FAZER O MOLHO PAD THAI:

O molho tradicional Pad Thai inclui molho de peixe, vinagre, açúcar e pasta de tamarindo. A pasta de tamarindo não é facilmente encontrada em supermercados regulares, então substituí o vinagre de arroz.

QUAL A SUA ORIGEM?

Este prato nacional tailandês foi anunciado por decreto, há cerca de 80 anos, pelo primeiro-ministro Plaek Phibunsongkhram, militar autoritário. O memso que aprovou a mudança do nome do país de Sião para Tailândia e criou um prato nacional – o Pad Thai, uma versão simples de noodles que se habituara a comer em casa. Começou por se chamar Kway Teow Pad Thai, especificando que a massa teria que ser de arroz.

Foi a modernização de um prato que já se comia desde o século XVIII, mas agora com mais proteína, para ser mais nutritivo e saboroso. Normalmente, o Pad Thai é um prato de almoço, mas com a chegada dos turistas, a hora da refeição passou a ser secundária e tornou-se um líder de vendas junto de estrangeiros.

COMO SE FAZ O PAD THAI?

Ingredientes:

  • Massa de arroz (noodles)
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 250g de camarão cru
  • 3 dentes de alho
  • 1 chalota
  • Rebentos de soja
  • 1 colher de sopa de amendoins torrados
  • 1 ovo

Para o molho:

PREPARAÇÃO

Coza a massa em água a ferver (4 minutos), escorra, passe por água fria e junte um pouco de óleo. Aqueça uma frigideira ou um wook e junte o óleo. Quando estiver quente adicione a chalota e o alho picados. Salteie até ficarem dourados, adicione o camarão e continue a saltear.

Junte a massa, o molho e envolva tudo. Junte os amendoins torrados e continue a saltear. Abra um espaço no meio do wook, introduza um ovo e envolva de forma vigorosa. Retire do lume e sirva com rebentos de soja, coentros picados, óleo de sésamo e lima.

Ama comida tailandesa? Descubra a gama de produtos da Blue Elephante que a Nevis tem para si!

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina