Pain d’épices

Onde e quando a história do pão de especiarias realmente originou permanece ainda um mistério, mas sabemos com certeza que os egípcios, os gregos antigos e os romanos comeram sua a versão. Por isso, o pão de especiarias faz parte integrante da dieta de diversos povoas há milhares de anos.

Descubra:

HISTÓRIA

TEMPOS ANTIGOS….

As primeiras fontes conhecidas sobre a história do pão de especiarias podem ser encontradas no Egipto Antigo, onde um bolo era feito de grãos, especiarias e mel.

Com o decorrer da história do mundo o pão era tão importante que os gregos ofereciam anualmente para agradar aos deuses.

Na época dos romanos, estes também gostavam de adoptar este pão doce tradicional e refinaram a receita com um pouco de pimenta e frutas secas.

Ao longo dos tempos o pão desapareceu por um tempo na culinária europeia e depois voltou à mesa nos mosteiros medievais.

SÉCULOS 11 E 12

Nos séculos 11 e 12, os cruzados europeus tiveram contacto com o delicioso pão de especiarias nas suas viagens a Jerusalém.

De volta à Europa, foram os mosteiros que começaram a fazer o pão. Os mosteiros mantinham abelhas e graças aos novos temperos do Oriente, eles tinham todos os ingredientes para confecionar o pão de especiarias em casa. Um desses novos – e mais valiosos – ingredientes era a pimenta e com adição de diversas especiarias específicas, o bolo ganhou o nome de pão de especiarias, como ainda hoje conhecemos a iguaria.

A pimenta tornou o pão uma mercadoria exclusiva e cobiçada, tornando-o muito apreciado como presente entre dignitários.

SÉCULO 13

A partir do século 13, o pão de especiarias passa a ser uma iguaria muito procurada em Flandres. Cozinhar o pão torna-se então uma arte que foi elevada a uma forma de arte em várias cidades flamengas.

A cidade de Ghent, na Bélgica era especialmente conhecida pelo seu pão de especiarias, que era finalizado com casca de laranja cristalizada e amêndoas.

Na Antuérpia, a profissão de padeiro de pão de especiarias foi oficialmente estabelecida. E surgiram diversas tradições tais como dar os fiéis depois da Páscoa. Desde então, o pão de especiarias tornou-se uma parte indispensável em Flandres.

O pão de mel também se tornou popular noutros países europeus. Dizem que o Rei Filipe, levou seu próprio padeiro de pão de especiarias para a França depois da sua estadia, na Bélgica. A iguaria tornou-se tão popular no século 16 que em Paris foi fundada uma padaria só para o pão de especiarias.

Na Holanda, o pão teve a sua fama no início do século 16, em Utrecht. Até aos dias de hoje o bolo ainda é muito popular e é produzido nas cidades do norte da Holanda.

Depois da Segunda Guerra Mundial….

Até a Segunda Guerra Mundial, Flandres tinha cerca de 140 padarias tradicionais de pão de especiarias. No entanto, como o processo de produção é muito trabalhoso, os pequenos produtores desapareceram. Devido á economia de escala nas compras e o requerimento por uma grande capacidade de produção, apenas alguns produtores sobreviveram.

Atualmente, existem apenas dois produtores em Flandres que processam industrialmente o pão de especiarias tradicional. O Vondelmolen é de longe o maior dos dois e o único reconhecido como um produto regional belga.


5 Acompanhamentos do Pão de Especiarias

O aroma único do pão de especiarias permite que combine maravilhosamente com pratos salgados ou doces. Selecionamos 5 produtos que combinam perfeitamente com este pão.

1.Foie Gras

O aroma quente de pão de especiaras combina perfeitamente com a doçura do foie gras.

2. Doce de Frutas Cítricas

O sabor exótico e as notas picantes da Citrinada de limão ou da laranja, degustado com uma fatia de pão de especiarias, oferece uma pausa gourmet para um momento de puro prazer.

3. Terrines de Porco

Terrinas inspiradas nas receitas antiga são ideais para servir durante os aperitivos festivos. Enriquecidos com maçãs e acompanhados com Calvados, permitem preparar tostas suculentas, gourmet e originais com fatias de pão de especiaras.

4. Figos inteiros em Calda

Deliciosos figos cheios de sabor, inteiros e suculentos, podem ser consumidos com o pão de especiarias torrado. São perfeitos como acompanhamento com torradas de foie gras.

5. Pato Confitado Desfiado

O pato confit desfiado tem uma textura derretida e macia. O sabor combina perfeitamente com o pão de especiarias. Aqui está uma combinação gourmet e deliciosa, ideal para servir aos seus convidados durante as mesas festivas.


Quais são os Benefícios do Pain d’épices?

Conhecido pela sua maciez e sabor doce de mel, o pão de especiarias é mais famoso no período natalino. Saudável e doce, o pão de especiarias é nutritivo. A vantagem em relação a outros bolos mais ricos em manteiga e/ou chocolate, por exemplo? Este pão de especiarias inclui muito menos lipídios e mais carboidratos lentos do que açúcares rápidos.

O benefício das especiarias?

A canela é eficaz na regulação do açúcar no sangue, mas também é conhecida por suas propriedades antibacterianas, antissépticas e antiespasmódicas.

O cravinho também tem muitos benefícios: bactericida, fungicida, anti-inflamatório, antisséptico, anestésico local. Participa na luta contra coágulos sanguíneos, fortalece o sistema imunológico, facilita a digestão e limita o inchaço.

O gengibre, por outro lado, atua como um poderoso anti-inflamatório.

Finalmente, a noz-moscada reduz a fadiga nervosa e estimula a digestão, assim como o erva-doce, a planta contida no pão de especiarias.


Receita do Pain d’épices

Esta receita de pão de especiarias, conhecido por Pain D’Épices, é um clássico de fim de ano na Europa.

Ingredientes:

  • 250g de farinha
  • 1 cravo triturado
  • ¼ de colher de chá de canela em pó
  • ¼ de colher de chá de gengibre em pó
  • ¼ de colher de chá de noz-moscada
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 250g de geleia de laranja
  • 250g de mel
  • 30ml de água
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação:

  1. Num recipiente colocar a farinha e as especiarias. Misturar bem.
  2. Acrescentar o ovo, o óleo, a geleia e o mel. Misturar tudo muito bem com um fouet.
  3. Depois, dissolver o bicarbonato de sódio na água e incluir na massa. Misturar bem e introduzir numa forma para pão de forma, untada e enfarinhada.
  4. Levar para assar em forno pré-aquecido por 150 graus durante 1 hora e meia.
  5. Depois de assado, esperar o pain d’épices ficar frio, desenformar e enrolar na película aderente.
  6. Reservar por 3 dias antes de cortar.
  7. O tempo de espera é importante, caso contrário ele estará muito molhadinho e vai se esfarelar.

Receita: Croque de Banana

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina