Pão com Tomate – “Pa Amb Tomàquet” | Receita Típica da Culinária da Catalunha

É uma receita típica da culinária da Catalunha que consiste em barrar com tomate cru e maduro uma fatia de pão (torrado ou não), de preferência do tipo conhecido como pão de pagès.

Descubra:

O que é Pa amb Tomàquet?

O pa amb tomàquet, que em catalão significa “pão com tomate”, não e mais do que uma fatia de pão untada com tomate triturado. Pode também ser apresentado como fatias de pão levemente torrado e tomates maduros para serem esfregados na superfície da torrada.


Qual é sua Origem?

O pa amb tomàquet é uma variação do pão com azeite, uma combinação de produtos básicos na dieta mediterrânea e que pode ser encontrado na época da Grécia clássica.

O tomate demorou muitos séculos para chegar na Espanha, e a primeira referência escrita a um pedaço de pão untado com tomate é de 1884. Era tradicional que, nas casas dos camponeses, o pão que tinha fica seco e duro fosse untado com tomate para deixá-lo mais macio, húmido e fácil de comer. Era uma forma de reaproveitar alimentos e evitar o desperdício de comida.


Como é Elaborado?

A forma de elaborar o pa amb tomàquet é muito simples, mas para que fique perfeito é preciso seguir vários passos:

  1. Em primeiro lugar, e necessário escolher o pão. Em teoria, o pão com tomate poderia ser preparado com qualquer tipo de pão, mas a receita autêntica usa pan de payés, que é um tipo de pão rústico, de grande tamanho, com uma casca mais grossa que facilita a conservação do miolo do pão durante mais tempo. A aparência poderia lembrar o pão italiano, mas o sabor é textura são bem diferentes.
  2. O pão deve ser cortado em fatias, que serão levemente torradas.
  3. Com a torrada pronta, quem quiser pode acrescentar um pouco de sal sobre ela, que será bem distribuída no momento de colocar o tomate.
  4. Chegou o momento mais importante do preparo, o acréscimo do tomate. Para preparar pa amb tomàquet não serve qualquer tipo de tomate. O ideal é o tomate em rama, um tipo de tomate pequeno e suculento que costuma ser vendido em pequenas pencas com vários tomates nelas. O tomate deve ser cortado e esfregado sobre o pão, até que só reste a pele do tomate.
  5. O ponto final da elaboração é o acréscimo do azeite, que deverá ser azeite virgem extra.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina