Pimenta da Terra dos Açores

Deliciosa e versátil, quem experimenta este produto regional dos Açores não mão prescinde dele na sua cozinha. Dá para temperar quase tudo e tem a dose certa de picante. A quem nunca provou, aconselhamos vivamente.

A Pimenta da Terra é uma das especiarias açorianas obrigatórias de provar quando visita qualquer uma das ilhas dos Açores.

É igualmente utilizada para confecção de pratos gastronómicos em geral, servindo igualmente de tempero. Em alguns casos é usada também nas entradas típicas dos Açores como é o caso das Lapas dos Açores.

Existem algumas variedades deste produto, sendo que a diferença está apenas no picante de cada um. Uma tradição dos Açores que, se ainda não experimentou, procure no mercado ou faça a sua em casa e aprecie o seu sabor.

Descubra:


HISTÓRIA

De entre os vários condimentos utilizados pelo povo açoriano, a Pasta de Pimenta distingue-se pelo seu uso frequente. A malagueta dos Açores é uma variedade muito próxima de uma malagueta da costa da Guiné e do Benim, de onde parece ter vindo por altura dos descobrimentos e das rotas comerciais das especiarias, a malagueta era uma forte “moeda” de troca. Além da malagueta (também chamada de Piripiri), as principais variedades são a Corno-de-Cabra e a Pimenta da Terra (ou Grada).

Todavia, é de admitir que a sua utilização se tenha generalizado a partir do século XVI. O Naturalista Açoriano, Francisco Arruda Furtado, no século XIV referia que a Pasta de Pimenta era um condimento indispensável ao povo açoriano, sobretudo ao micaelense, servindo para temperar diversos pratos ou sendo comida apenas com pão de milho (o que constituía a base da alimentação do povo). A pimenta era também utilizada nos caldos de couves.


COMO OBTIDA A PIMENTA MOÍDA 

Na ilha de S. Miguel é vulgarmente conhecida por Pimenta Vermelha, Pimenta da Terra ou simplesmente Pimenta. A Pimenta Moída é obtida por esmagamento de pimentos da espécie Capsicum sp., vulgarmente conhecidos por malagueta, oriundos da América Central. São diversas as variedades de pimento cultivadas nos Açores, nomeadamente a gaga e a pequena, esta com sabor picante não muito acentuado.

Daqui decorre a consequente variedade das designações, como pimenta malagueta com um sabor muito violento e distinta pelo seu aspeto fino e pontiagudo, a qual também é conhecida por corno de cabra nos Açores.

A Pimenta da terra é obtida segundo um modo de fabrico artesanal, onde depois de cortadas e retiradas as sementes, as malaguetas são moídas num moinho próprio para o efeito. Entre outros segredos de confecção, esta massa é depois colocada em salgadeiras de barro por algum tempo.


COMO UTILIZAR

A Pimenta moída conserva-se em boiões ao longo do ano, pode ser utilizada em guisados, fritos, sopas, requeijão e queijos frescos, em aperitivos, bem como nos enchidos de porco (morcelas, chouriços e linguiça). Utilizada também em peixe feito no forno e barrada em pão de milho. São diversas as variedades de pimenta ou malaguetas cultivadas nos Açores, umas mais picantes que outras.

Nos restaurantes é servida juntamente com queijo branco (queijo fresco) criando um contraste de sabores bastante agradável. É igualmente utilizada para confeção de pratos gastronómicos em gerais, servindo de tempero.

O consumo de todo o tipo de malaguetas tem crescido mundialmente, nos últimos anos. A malagueta contém vitamina C e A e é uma boa fonte de fibra.


A Dona Pimentinha tem um picante médio que não perdura intensamente na boca, por isso empresta um sabor picante aos pratos sem se sobrepor aos outros sabores.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina