Rebuçados Tradicionais da Madeira

Rebuçados cilíndricos de tamanho variável (1 a 2 cm), com cores diversas e diversidade de sabores, sendo os rebuçados de funcho, o sabor mais tradicional. São comercializados em pequenos sacos de plástico, não sendo embrulhados individualmente.

Descubra:

Rebuçados de Funcho

Este rebuçado artesanal cilíndrico de cor laranja claro tem o nome de Rebuçados de Funcho. O seu nome deriva da planta que está na base desta confecção, nomeadamente o funcho. A planta é muito abundante na Ilha, particularmente na zona do Funchal.

Segundo factos históricos conta-se que quando o arquipélago foi descoberto por João Gonçalves Zarco, no século XV, ficou impressionado com o amarelo predominante das flores desta planta. A abundância de funcho na ilha levou João Zarco a designar o primeiro povoado de Funchal, «… Funchal, a que o capitam deo este nome, por se fundar em um valle fermoso de singular arvoredo cheyo de funcho até o mar». Esta planta aromática ainda hoje existe de modo espontâneo e em pequena quantidade.

A receita dos rebuçados foi criada há muito tempo por dois motivos. Primeiro a aproveitar os benefícios para a saúde. Segundo a usar as grandes quantidades de Funcho disponíveis na ilha.


Rebuçados com Benefícios para a Saúde

Ao longo do tempo, os doces de funcho tornaram-se uma referência no arquipélago, sendo actualmente um dos doces mais procurados por locais e turistas. Vendido em pequenos sacos plásticos, não são embalados individualmente.

Para a maioria dos madeirenses usam os rebuçados para adoçar o chá ou para deixá-lo derreter lentamente num copo de aguardente. Dadas as propriedades de saúde do funcho, os moradores locais os usam como alívio da tosse.

Os Rebuçados são confeccionados com o açúcar, a água e a essência de funcho obtém-se, por aquecimento, até o ponto de bola dura. Depois de a massa arrefecer, moldam-se pequenos charutos que são cortados, com uma faca afiada, em pequenos cilindros. Estes são depois envolvidos em açúcar fino, para evitar que se “colem” uns com os outros.

Mais recentemente, para além da essência do funcho foram criados os rebuçados de eucalipto, maracujá e banana aumentando assim a diversidade de sabores.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina