Vinagre de Sidra: O que é e os seus benefícios

Vinagre de maçã ou vinagre de sidra é um vinagre produzido a partir da bebida alcoólica resultante da fermentação do sumo de maçã, a sidra. Este vinagre possui acidez em torno de 4 a 5% e uma coloração que varia do amarelo ao castanho.

DESCUBRA:

TIPOS VINAGRE DE SIDRA

Existe dois principais tipos de vinagres de maçã que se diferenciam principalmente pelo método de produção:

  • Vinagre de maçã produzido pelo método tradicional
  • Vinagre de maçã produzido pelo método industrial

MÉTODO TRADICIONAL

O primeiro estágio deste processo é o esmagamento das maçãs para extracção do sumo, seguidos pelos estágios de fermentação: a fermentação alcoólica clássica que converte açúcar em álcool processada por leveduras; a fermentação maloláctica que transforma o ácido málico, encontrado naturalmente em frutas como a maçã, em ácido láctico; a fermentação acética processada por bactérias que transformam o álcool em ácido acético.

Este vinagre contém microorganismos vivos (mãe do vinagre), pois não é filtrado e não é pasteurizado.

MÉTODO INDUSTRIAL

O processo industrial ou contínuo consiste no método de cultura submersa, no qual o oxigênio é borbulhado num tanque onde bactérias nadam livremente na sidra. Este método converte o álcool em ácido acético em 24-48 horas. Em seguida, o vinagre é pasteurizado para eliminação das bactérias remanescentes, o que também suaviza o sabor.

Algumas marcas de vinagres são filtrados, após a pasteurização, o que elimina a aparência turva do vinagre de maçã.


5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE SIDRA

Ao adicionar umas gotas de vinagre aos alimentos esta, na verdade, a usar um ingrediente milenar, essencial para realçar o seu sabor e conhecido ao longo dos tempos pelas suas finalidades terapêuticas, assim como na conservação de diversos alimentos.

  1. O vinagre de maçã é uma bebida alcalina

Isto significa que é ideal para reduzir a acidez do corpo e, assim, promover uma melhor saúde global.

Além disso, consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã ajuda na prevenção de doenças graves como o cancro, hipertensão e diabetes.

2. Ajuda a digestão

Consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã acalma e alivia os sintomas de uma indigestão lenta ou pesada, flatulência e inchaço abdominal. Também minimiza a sensação de acidez e azia. É uma boa ideia consumir este remédio depois de comer uma refeição pesada para evitar desconforto.

3. Trata a diabetes

O ácido acético do vinagre ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue porque impede a completa digestão de hidratos de carbono complexos. Ao consumirmos uma colher de sopa de vinagre de maçã inativamos as enzimas responsáveis pela quebra dos carboidratos. Assim, impedimos a acumulação de glicose no sangue e que se formem picos de açúcar no sangue.

4. Previne doenças cardiovasculares

O vinagre de sidra contém elevados níveis de ácido clorogénico. Este componente inibe a oxidação do mau colesterol (LDL) que resulta por sua vez numa melhor saúde cardiovascular.

5. Ajuda na perda de peso

Em combinação com uma dieta saudável e exercício físico, tomar duas colheres de sopa de vinagre irá acelerar o seu metabolismo. Por ser rico em vitamina B6 e lecitina degrada a gordura que se acumula no corpo resultante do consumo de uma má alimentação.


COMO CONSUMIR O VINAGRE DE MAÇÃ?

Há duas maneiras de preparar e tomar o vinagre de maçã. A mais fácil é tomar uma colher de sopa de vinagre apenas. Se acha o sabor muito forte, a outra opção é misturar uma colher de sopa de vinagre com um copo de água, fria ou morna.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina