Vinho Santo | Vinho de Sobremesa Italiano

Vin Santo (ou Vinho Santo) é um vinho de sobremesa viscoso e tipicamente doce feito na Itália, predominantemente na Toscana. O vinho é apreciado por seus sabores intensos de avelã e caramelo. Quando combinado com biscoitos, o Vin Santo torna-se “Cantucci e Vin Santo”, que é indiscutivelmente a mais famosa tradição de boas-vindas da Itália. O que torna o Vin Santo verdadeiramente especial é o processo natural de vinificação que lhe confere um sabor único.

Descubra:

A origem do nome Vin Santo

Existem várias teorias sobre a origem do nome. A versão da cidade de Siena fala de um frade franciscano que em 1348 curava as vítimas da praga com um vinho que era comumente usado pelos frades para celebrar a missa, e logo a crença de que o vinho tinha propriedades milagrosas se espalhou, trazendo o nome de santo.

Outra versão vem de Florença, e diz que durante o Concilio de Florença, em 1439, o metropolita grego Giovanni Bessarione proclamou, enquanto estava bebendo um vinho Pretto:  “Esta é o vinho Xantos “, talvez referindo-se a um vinho de sobremesa grego de Santorini. Porém os convidados, que tinha confundido a palavra Xantos com santos, acreditaram que ele havia descoberto no vinho uma qualidade digna de ser chamado de “santo “. Em qualquer caso, a partir daquele momento o vin Pretto foi chamado Vin Santo.

A origem menos romântica da história, mas provavelmente, a mais provável, é a associação deste vinho com o seu uso comum durante a missa.


A Origem do Vin Santo

O Vin Santo é produzido principalmente na Toscana, mas você pode encontrá-lo em quase toda a Itália e com outros produtores notáveis encontrados tanto no Veneto (usando uvas Garganega) quanto no Trentino (usando uvas Nosiola). A tradição do Vin Santo é muito antiga e existem várias teorias sobre como o nome passou a ser chamado de “Vinho Sagrado”.


Como é feito o Vinho Santo?

Depois que as uvas destinadas ao Vin Santo são colhidas em Setembro ou Outubro, elas são colocadas em esteiras de palha, muitas vezes sob vigas ou escadas. Eles são mantidos em salas quentes e bem ventiladas que permitem que a umidade da uva evapore. Este processo de dessecação permite que os açúcares da uva fiquem mais concentrados. Quanto mais tempos as uvas secarem e dessecarem, mais altos serão os níveis de açúcar residual resultantes no vinho. Dependendo do estilo de vinho desejado, as uvas podem ser esmagadas e o processo de fermentação iniciado após algumas semanas ou não até o final de Março. Os produtores podem usar uma cultura inicial de levedura conhecida como madre que inclui uma pequena quantidade de Vin Santo acabado da produção de anos anteriores. Acredita-se que este vinho mais velho pode ajudar a iniciar o processo de fermentação e também adicionar complexidade ao vinho.

Após a fermentação, as uvas são envelhecidas em pequenos barris de carvalho . Em muitas regiões DOC, os vinhos são obrigados a envelhecer por pelo menos 3 anos, embora não seja incomum que os produtores envelheçam seus vinhos por 5 a 10 anos. Tradicionalmente as barricas eram de castanheiro em vez de carvalho, o que aportava elevados teores de taninos da madeira e era muito porosa o que promovia uma evaporação excessiva na barrica. Sob este mesmo estilo tradicional de vinificação, surgia um grande ullage ou espaço de ar no barril e a oxidação ocorria. Isso deu ao vinho seu âmbar característico, mas também sabores e traços que podem ser caracterizados como defeitos do vinho. No final do século XX, mais produtores começaram a mudar para barris de carvalho, mantendo a tradição de não encher os barris e preencher o espaço ullage. A ação desse anjo ainda produz algum nível de oxidação, embora não tão severo quanto o estilo foi feito historicamente. A técnica moderna de vinificação também exige mais controle de temperatura e manutenção do vinho em salas com temperatura consistente que promove sabores mais frescos no vinho e menos defeitos.


Do que é feito o Vinho Santo?

Na Toscana, e parte da Umbria e Marche, o Vin Santo é tipicamente feito com uma mistura de Trebbiano (que adiciona sabores de mel) e Malvasia (que adiciona lindas notas perfumadas), embora outras uvas brancas regionais possam ser usadas. Há também um Vin Santo tinto chamado Occhio de Pernice (“Olho da Perdiz”) feito principalmente com Sangiovese e um tipo tinto de uva Malvasia chamado Malvasia Nera.

Em Veneto, a região vinícola de Gambellera faz um Vin Santo com a uva Soave, Garganega.

Em Trentino, existe uma rara uva aromática chamada Nosiola, que tem um sabor entre Viognier e Gewürztraminer que entra no Vin Santo di Trentino.

Em Marche, pode encontrar vários Vin Santo feitos semelhantes à Toscana, mas o único é chamado Vin Santo di Offida que é feito com a rara uva Passerina que, como um vinho seco, tem notas de limões Meyer doces e funcho fresco.


Como deve ser apreciado?

A tradição Toscana é clara o Vin Santo acompanha o cantuccini. O Cantuccini é um biscoito de amêndoas muito consumido na Toscana. A maneira correta de comer o famoso “Vin Santo con cantuccini” é molhar o biscoito no vinho, para amolece-lo um pouco e depois é só saborear.

Mas não é só com o cantuccini que se bebe o Vin Santo pode acompanhar com um bom queijo pecorino (de ovelha) típico da Toscana.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina