Vinhos da Argentinos: premiados pela qualidade e pela variedade

Os vinhos argentinos têm chamado atenção de críticos e apreciadores da bebida.

O motivo? A Argentina é a maior produtora de vinhos da América do Sul e um dos maiores mercados do Novo Mundo.

A influência de italianos e espanhóis teve grande importância para a qualidade destes vinhos. Durante vários anos, os vinhos argentinos eram responsáveis apenas para abastecer o mercado interno, que tinha grande demanda e apreciava vinhos de estilo italiano, como o Chianti.

Esta realidade foi mudada principalmente nos anos 1990, quando a moeda argentina começou a ser ligada ao dólar americano. Investidores viram uma oportunidade de comprar vinícolas e produzir vinhos de boa qualidade na Argentina.

Descubra:

Mendoza: A principal região de vinhos

A produção e consumo de vinhos na Argentina são usuais há aproximadamente duzentos anos. Mas a história do cultivo da uva e da produção vinícola no país do extremo sul da América começou já com os colonizadores espanhóis no século XVI.

Devido às ótimas condições de clima e solo da região andina, não demorou para que os vinhedos se desenvolvessem, mesmo que de forma rudimentar, logo no período colonial. Foi a partir dos sacerdotes da igreja católica que a vitivinicultura iniciou-se na Argentina: os jesuítas produziam para os seus Monastério, o vinho necessário para a celebração de suas missas.

No século XIX, com a chegada dos emigrantes europeus na região, algumas novas técnicas de cultivo foram implantas, e, ao mesmo passo, a variedade de uvas também aumentou, diversificando os tipos de vinhos e elevando a produção de vinho na região a um novo patamar.

Castas de uvas como Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot e Chenin Blanc vieram junto com esses imigrantes e deram maior qualidade aos vinhos argentinos.

A região de Mendoza, fica localizada próxima à cordilheira dos Andes, a altitude varia substancialmente e, por isso, muitos microclimas podem ser encontrados. Disso resulta uma variedade grande de vinhos, alguns dos mais especiais e apreciados da cultura vinícola argentina são desta região.


Principais Uvas e Vinhos Produzidos

Na Argentina, o vinho tinto é predominante, pois a mais importante das castas de uvas plantadas no solo argentino foi a Malbec – uva originalmente europeia, vinda da França. Uma casta de categoria internacional que ganhou qualidades próprias na América. De cor intensa e aroma característico, a Malbec produz vinhos aveludados e saborosos, com grande concentração de frutas como amora e ameixa.

De acordo com os especialistas, o excecional desenvolvimento da uva Malbec na região de Mendoza ocorreu em razão do conjunto favorável de diversos fatores, tais como geográficos, climáticos e geológicos.

O clima desértico continental, o solo seco e pobre, a grande luminosidade solar, a baixa humidade, a alta altitude, além da grande amplitude térmica (temperatura alta durante o dia e baixa durante a noite) fazem com que o vinho Malbec Argentino tenha características peculiares excecionais.

Além disso, a maior exposição da uva ao sol altera a sua maturidade e reduz a sua acidez do vinho.

A coloração do vinho Malbec é intensa. Com uma tonalidade vermelho escuro, para o violeta escuro. Quando o vinho passa por um período no barril de carvalho, fica mais estruturado e no paladar, de modo geral, mais saboroso de beber.

A coloração do vinho Malbec é intensa. Com uma tonalidade vermelho escuro, para o violeta escuro. Quando o vinho passa por um período no barril de carvalho, fica mais estruturado e no paladar, de modo geral, mais saboroso de beber.

O aroma do vinho, por sua vez, varia muito de acordo com o terreno onde a uva foi plantada, bem como do local de origem do barril de carvalho. No geral, o vinho Malbec tem aromas que lembram frutas vermelhas e ameixas maduras.

Apesar das características serem parecidas, é importante ressaltar que no mercado de vinhos existem diversos tipos de vinhos Malbec e que as características podem mudar de acordo com o terroir, da origem do barril de carvalho, bem como em razão dos diferentes sistemas de cultivo do vinhedo, do rendimento obtido, do momento da colheita, das leveduras utilizadas, do tipo de maceração, do tempo em barril de carvalho, dentre inúmeros outros fatores.

O vinho Malbec combina muito bem com as carnes argentinas, especialmente com a carne bovina e de cordeiro. Vai bem também com massas com molhos vermelhos, risotos com cogumelos, queijos fortes e lasanha.

Quanto aos vinhos brancos, a principal é a casta Torrontés, que pode ser considerada a única variedade nativa da Argentina. Ela é uma das uvas mais cultivadas no país, pois está presente em diversas regiões. Produz um vinho fresco, leve, com sabores de frutas tropicais e espumantes.

Não se sabe exatamente qual é a origem dessa casta, mas acredita-se que ela é resultado do cruzamento entre a Moscatel de Alexandria e a Criolla Chica.

O nome Torrontés é utilizado para todo um grupo de uvas brancas, entre as mais conhecidas estão: a Torrontés Riojano, Torrontés Sanjuanino e a Torrente Mendocino.

Os vinhos produzidos a partir da uva Torrontés são alguns dos vinhos brancos mais aromáticos da Argentina, onde é possível encontrar notas de ervas e especiarias. Na boca, os exemplares são intensos, com refrescante acidez e devem ser consumidos ainda jovens.

A maior parte dos vinhos Torrontés não passam por barris de madeira, proporcionando maior frescor aos exemplares. Além disso, devido a não utilização de madeira, os vinhos passam a apresentar uma coloração mais clara que os demais exemplares.

Os vinhos Torrontés são ideais para acompanhar aperitivos ou pratos que contenham mariscos e peixes.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina