Xarope de ácer | Xarope de Borbo | Maple Syrup

Maple syrup ou xarope de ácer ou xarope de bordo é produzido a partir da seiva de árvores de bordo entre o final do inverno e início da primavera do hemisfério norte, sendo um produto completamente natural e sem aditivos.

Descubra:

Como é produzido o maple syrup

O processo básico de produção consiste em perfurar as árvores de bordo para colectar a seiva. A colecta é realizada por baldes ou por uma rede de tubulação plástica que leva a seiva para a área de processamento, onde é fervida para concentração do teor de açúcar. A seiva colectada da árvore tem um teor de açúcar em torno 2% e após a ebulição 66% e 67,5%. Por fim, a seiva é filtrada e classificada.

São necessários 40 litros de seiva de bordo para fazer 1 litro de xarope de ácer ou maple syrup.


Tipos de maple syrup ou xarope de ácer ou xarope de bordo

A cor do maple syrup varia drasticamente ao longo da estação de colheita devido às mudanças naturais na seiva. No início da colheita, o xarope possui cor clara e sabor leve, e no final da temporada, possui cor escura e sabor mais caramelizado, por esta razão foram criadas 4 classificações:

GOLDEN MAPLE SYRUP

O golden maple syrup tem cor dourada e transparência de até 75%. Este xarope é elaborado com a primeira colheita da seiva, geralmente no final de Fevereiro, por isso seu sabor é mais delicado, tornando-o excelente para o uso em preparações mais leves, como: sorvete, iogurte, mingau de aveia, muesli, frutas frescas, etc.

AMBER MAPLE SYRUP

O amber maple syrup tem cor âmbar e transparência entre 75% a 50%. Este xarope é produzido com a segunda colheita da seiva, por isso o seu sabor é rico e com um toque levemente a caramelo, tornando-o excelente para o uso em panquecas americanas, waffles e torradas francesas, mas também marinadas, acompanhando tábuas de queijos, como cheddar e parmesão.

DARK MAPLE SYRUP

O dark maple syrup tem coloração escura (castanha-avermelhada) e transparência entre 50% a 25%. Este xarope é produzido com a terceira colheira da seiva, por isso tem um sabor robusto que lembra açúcar mascavado, tornando-o excelente para marinadas e para assar carnes e vegetais, como a abóbora.

VERY DARK MAPLE SYRUP

O very dark maple syrup tem coloração muito escura (castanha) e transparência de menos de 25%. Este xarope é produzido com a última colheita de seiva, por isso o seu sabor é forte e menos doce, tornando-o excelente para o tempero de carnes assadas.


Como utilizar o maple syrup ou xarope de ácer em receitas

O mel, o melaço e o xarope de milho podem ser substituídos pela mesma quantidade de maple syrup, sem alterar a quantidade de líquido, pois possuem teor de humidade similar.

Para substituir o açúcar branco, principalmente na confeitaria, é melhor utilizar o açúcar de bordo. Eles possuem o mesmo poder adoçante, substitua 100 g de açúcar por 100 g de açúcar de bordo.


Qual a riqueza do xarope de bordo?

Esta bebida, usada como adoçante pelos povos indígenas originários das regiões da América do Norte onde abunda o Bordo Canadense, é muito rica em vitaminas (A, B, B1, B2, B5, B6), aminoácidos, minerais (cálcio, ferro, manganês, magnésio, potássio e zinco) e açúcares (glicose, frutose e sacarose).


Benefícios do consumo de xarope de bordo

E o seu consumo diário proporciona inúmeros benefícios para o nosso organismo. Os 5 principais benefícios que podemos ter com o xarope de bordo derivam da sua riqueza em sais minerais e seu efeito sobre as funções orgânicas.

• Acção Antioxidante
• Manganês – enzimas benéficas
• Benéfico para o coração – zinco e magnésio
• Saúde Masculina – em problemas de próstata
• Sistema Imunológico – zinco, magnésio e manganês


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina