Passata de Tomate: o que é e como usar

“Passata” em italiano quer dizer passado. Mas isso não indica que o tomate está “passado”, no sentido de velho ou fora do ponto. Indica que foi passado através de um passador ou moedor de legumes.

O tomate processado em forma de pasta que é então cozida. Mantem o frescor do tomate colhido na hora certa durante um longo período de tempo.

Descubra:

O que é Passata de Tomate?

Passata de tomates, ou Passata di Pomodoro (em italiano), é um puré de tomates moídos, sem sementes ou pele. Os tomates usados normalmente são bem maduros e a eles é adicionado somente sal.

O resultado é um caldo um pouco mais ralo que a polpa de tomate industrializada que encontramos à venda nos supermercados. A consistência líquida deve-se à água do próprio fruto, pois não é adicionado qualquer líquido ao preparo.

A passata não é um molho de tomates pronto, mas pode ser usada como base para fazer um delicioso molho caseiro. Para isso, precisa ser refogada, cozida ou engrossada. O resultado é um molho pronto rápido, saboroso e muito mais saudável que o industrializado!


De onde vem a Passata de Tomate?

A passata é uma forma que os italianos encontraram de preservar o fruto que tem o seu auge no verão. Tradicionalmente é feito quando o tomate está maduro e muito abundante, de forma que as famílias possam ter este ingrediente tão importante durante todo o ano.

O tomate é moído em processadores como o passe-vite, ligeiramente cozido e então embalado em frascos de vidro com tampas herméticas.


Como usar a Passata de Tomates

Muitas receitas da culinária italiana pedem a passata di pomodoro.
Pode usar na base da pizza para depois colocar o recheio. Pode também fazer uma deliciosa sopa de tomate.

Vários molhos para massa são feitos com base de tomates, entre eles a bolonhesa. Veja as seguintes receitas onde pode usar a passata de tomate.

  • Faça um belo molho para massa com gosto de tomate e use em pizza, lasanha, etc.;
  • Incremente as almôndegas ou um bife à parmegiana com um molho de tomate à base de passata;
  • Sopas à base de tomate são deliciosas e podem ser servidas quentes ou frias.

Receita: Bife à Parmegiana

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina