Wok: Um Utensilio Fácil E Rápido Para Cozinhar

O wok é um utensílio indispensável na culinária chinesa e do sudeste asiático. À medida que a culinária do Extremo Oriente tornou-se popular por meio de suas deliciosas receitas e grande variedade de sabores e texturas.

Descubra:

A forma arredondada, a profundidade e o equilíbrio fazem do wok um dos utensílios de cozinha mais bem concebidos e práticos de todos os tempos. Enquadra-se perfeitamente na vida moderna, permitindo a preparação de receitas variadas e saborosas em minutos, preservando a frescura de sabor, cor e aroma dos ingredientes.

Se pretender refeições quentes e rápidas de baixas calorias, então é o melhor utensílio que pode comprar. O wok é um utensílio de cozinha muito versátil. Pode refogar, fritar, cozer a vapor, quase todos os ingredientes que desejar como peixe, carne ou vegetais.

COMO SABER COZINHAR NO WOK?

A chave para um refogado com sucesso é a temperatura – O fundo redondo garante que todos os ingredientes fiquem no centro, onde o calor é mais intenso. Deve fritar no lume mais alto possível – isso significa que os óleos precisam estar prestes a fumegar.

  1. Prepare os seus ingredientes com antecedência.
  2. Aqueça o wok.
  3. Adicione uma boa quantidade de óleo vegetal ao wok (3-5 colheres de sopa).
  4. Ligue o lume no máximo e espere até começar a libertar um fumo.
  5. Frite primeiro os temperos, como alho, gengibre e pimenta.
  6. Adicione os outros ingredientes de acordo com a densidade. Os mais densos em primeiro lugar – mas sempre frite a carne em primeiro.
  7. Adicione temperos como sal, molho picante, etc.
  8. Frite apenas até o ponto em que os ingredientes estejam cozinhados e sirva imediatamente!

BENEFÍCIOS DE SE UTILIZAR O WOK

O Wok é um instrumento de cozinha, muito versátil que serve para fazer diferentes tipos de preparos com facilidade e agilidade. E ele oferece três principais benefícios para quem o utiliza.

Rapidez: graças ao seu formato, os alimentos cozinham muito mais rápido.

Economia: irá poupar tempo e gás ou energia, dependendo do seu tipo de fogão, já que os alimentos ficam prontos com mais rapidez.

Baixa utilização de gordura: o revestimento do wok é muito bom e antiaderente, com isto irá utilizar pouco óleo ou derivados. Assim, os alimentos ficam menos calóricos e graças ao curto tempo de cozimento, preserva melhor os sabores, cores e propriedades nutritivas.


MANEIRAS DE COZINHAR COM WOK

Mais uma vez este utensílio comprova a sua versatilidade. Confira 4 formas de utilizar o Wok e aproveitar ao máximo o que ele tem para oferecer.

1- Saltear

Saltear um alimento consiste em refogar com muito menos óleo em altas temperaturas evitando que ele perca seu sabor e formato. Então, aqueça muito bem o Wok e coloque os alimentos, mexendo sempre.

2- Fritar

Mesmo sendo um instrumento em que podemos usar menos óleo, também pode-se optar por realizar frituras no Wok. O processo é o mesmo de fritar alimentos noutros utensílios.

3- Cozinhar

Alimentos que demoram um pouco mais de tempo a cozinhar, como porco caramelizado, molhos de massas, entre outros. Estas receitas têm de ser cozinhas em lume baixo, com o wok tapado. E de vez em quando, mexa para evitar que o preparo agarre no fundo.

4- Cozinhar a vapor

O cozimento a vapor exige a utilização de mais dois elementos, uma cestinha de bambu e uma grelha. Coloque os alimentos dentro da cestinha e coloque-a sobre a grelha. A quantidade de água que deve ter dentro do wok não pode ultrapassar o topo da grelha, pois não pode encostar na cesta de bambu.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina